Reembolsos de tarifas: uma possibilidade real e um grande ‘caos’

Possibilidade de Reembolso de Tarifas

As chances de empresas obterem reembolsos de tarifas cresceram significativamente na quarta-feira, após a argumentação da administração Trump em favor da manutenção da maioria das tarifas ser recebida com profundo ceticismo por parte de vários juízes conservadores e liberais.

Pergunta Crucial

A grande questão agora é: como funcionariam os possíveis reembolsos de tarifas?

Arrecadação do Governo Federal

O governo federal já arrecadou quase US$ 90 bilhões em receita decorrente das tarifas em análise, de acordo com dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA até 23 de setembro. Este valor deve continuar a crescer, pelo menos, até que um veredicto seja anunciado, o que pode levar meses.

Quem Pode Ser Elegível para Reembolso?

É incerto quem poderia ser elegível para um reembolso caso os juízes decidam contra a administração Trump.

A juíza Amy Coney Barrett, uma indicada por Trump, levantou a questão na quarta-feira, pressionando Neal Katyal, o ex-procurador geral que representa as pequenas e médias empresas que contestam a legislação.

Processo de Reembolso

“Se vocês vencerem, me diga como o processo de reembolso funcionaria. Será uma confusão completa?” questionou ela.

Katyal respondeu que as cinco empresas que ele representa teriam, sem dúvida, direito a um reembolso se os juízes decidirem a seu favor, mas para outras empresas, ele afirmou que seria “uma questão muito complicada”.

“Então, será uma confusão,” interveio Barrett.

“É realmente difícil, absolutamente, não negamos isso,” respondeu Katyal.

Empresas que estão fora das cinco representadas por Katyal podem não ser necessariamente elegíveis para reembolsos automáticos. Ao invés disso, elas podem ter que entrar com apelações separadas em tribunais inferiores para ter a chance de obter um reembolso, segundo Thomas Beline, advogado de comércio e parceiro do escritório Cassidy Levy Kent.

O Que Importadores Devem Considerar

“O que eu analisaria como importador seriam minhas importações nos últimos meses e quando as entradas serão liquidadas,” disse ele, referindo-se ao processo pelo qual a Alfândega e Proteção de Fronteiras determina o pagamento final das tarifas de um importador.

Antes disso, os importadores realizam o que é considerado um pagamento estimado de tarifas. Pode levar vários meses para que a Alfândega chegue a um valor final devido à complexidade do código tarifário.

Beline recomenda que os importadores solicitem prorrogações de liquidação ou apresentem protestos à Alfândega, que impedem que as entradas sejam totalmente encerradas e poderiam facilitar a obtenção de um reembolso.

O Quando e o Como

Katyal mencionou na quarta-feira o processo administrativo que Beline descreveu. Ele também destacou uma decisão da Suprema Corte de 1998 sobre taxas de manutenção de portos, que resultou no reembolso de tarifas para importadores.

Contudo, na decisão de 1998, levou dois anos para que US$ 730 milhões em pagamentos de tarifas fossem devolvidos aos importadores — e esse montante é uma gota no oceano em comparação com as dezenas de bilhões de dólares que estão em análise no atual caso da Suprema Corte.

“Dada a alta expectativa de reembolsos, não seria surpreendente se a Alfândega implementasse um processo simplificado ou automatizado, como visto em reembolsos anteriores de tarifas, com os importadores possivelmente precisando atualizar os dados de pagamento por meio de um formulário da Alfândega,” disse Ashley Akers, conselheira sênior do escritório Holland & Knight e ex-advogada litigante do Departamento de Justiça. “É também possível, embora improvável, que a Alfândega emita reembolsos automáticos sem alegações específicas.”

Por fim, os reembolsos que as empresas receberem podem incluir juros estatutários, segundo ela.

Negociações em Curso

Nos últimos meses, bancos de investimento, incluindo Oppenheimer e Jefferies, têm abordado importadores na tentativa de negociar acordos nos quais eles vendem sua participação potencial em um reembolso de tarifas com desconto em troca de dinheiro imediato. Se a Suprema Corte decidir contra a administração Trump, esses bancos de investimento receberiam uma parte do total do reembolso de tarifas que as empresas desistiram. Os representantes da Jefferies e Oppenheimer optaram por não comentar.

Em materiais de marketing vistos pela CNN que a Oppenheimer distribuiu em julho, a empresa afirmou que a “taxa de mercado” para o que as empresas poderiam receber adiantado era de 20% a 30% dos pagamentos feitos para cobrir as tarifas que estão sendo analisadas.

“Essa solução oferece a capacidade de minimizar o risco do resultado e receber um pagamento garantido agora, sem precisar esperar por decisões finais da corte,” ressaltou o material de marketing preparado pela equipe de ativos especiais da firma.

Além disso, a Oppenheimer afirmou que vender uma participação nos reembolsos permitiria que as empresas evitassem fazer um registro legal público que pode ser necessário para obter os fundos, evitando assim despertar a possível “ira da administração Trump.”

A Conjuntura no Mercado

Kyle Peacock, principal da Peacock Tariff Consulting, disse que as empresas que tentam comprar participações em reembolsos de tarifas têm sido “agressivas” na forma como abordam seus clientes, sendo que mais de 100 deles já venderam suas participações.

“Há uma mentalidade de escassez acontecendo,” disse Peacock, que já ouviu várias ligações de clientes envolvidas na compra de reivindicações de reembolso. Quando as empresas falam com seus clientes, elas dizem: ‘Você nunca obterá isso, então aceite um pouco de dinheiro agora, ou você não chegará a lugar algum.’”

As empresas costumam atacar importadores, especialmente quando Trump ameaça implementar uma nova tarifa, como as tarifações adicionais de 100% sobre produtos chineses no mês passado. O público-alvo, segundo ele, parecem ser importadores que estão “mais pressionados em termos de crédito.”

Esse tipo de cliente acabou aceitando o que Peacock considera ofertas “extremamente baixas”, entre 5% e 7% de um potencial reembolso de tarifas no futuro. E no final, ao invés da ameaça de tarifas de 100%, Trump reduziu as tarifas sobre produtos chineses em 10%.

Após os argumentos orais de quarta-feira, muitos dos clientes de Peacock que venderam suas reivindicações de reembolso estão se sentindo um pouco arrependidos por terem vendido, enquanto aqueles que não venderam estão, de forma geral, se sentindo “mais cautelosamente otimistas.”

Fonte: www.cnn.com

Related posts

Cathie Wood reduz suas previsões otimistas sobre o Bitcoin diante da ameaça das stablecoins em conquistar parte do mercado.

Ações com as maiores oscilações no pré-mercado: QCOM, WBD, PZZA, DUOL.

Cortes de empregos em outubro atingem o maior nível em 22 anos, segundo Challenger.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais