Aguardando Resultados das Gigantes da Tecnologia
Na próxima semana, a divulgação dos resultados financeiros das empresas conhecidas como "Magnificent Seven" promete influenciar a trajetória de um mercado de ações que se mostra cada vez mais exigente. Além disso, os dados mais recentes sobre o mercado de trabalho trarão maiores esclarecimentos sobre a situação da economia.
Expectativas em Relação ao Setor de Tecnologia
Alphabet e Amazon são os próximos grandes nomes da tecnologia a ter seus números examinados de perto. Recentemente, a Microsoft apresentou resultados que superaram as expectativas, tanto em receitas quanto em lucros, mas viu suas ações caírem 10% após a divulgação de uma desaceleração no crescimento de sua divisão de computação em nuvem. A reação do mercado sugere que os investidores se tornaram mais seletivos e cautelosos, o que pode significar que eles precisarão analisar com mais profundidade os relatórios de lucros para identificar possíveis vencedores. Mark Malek, chefe de investimentos da Siebert Financial, afirmou à CNBC que "o mercado realmente está mudando sua abordagem de ‘mostre-me o dinheiro’ para ‘mostre-me a margem’".
Desempenho Estelar de Alphabet
Os dois gigantes da tecnologia que reportarão seus resultados na próxima semana podem, possivelmente, ter notícias mais positivas para compartilhar. Em 2025, a Alphabet foi a melhor performer dentre as ações do "Magnificent Seven", especialmente devido aos avanços em inteligência artificial que ofereceram uma alternativa convincente ao ChatGPT, da OpenAI. Para o ano de 2026, os investidores permanecem otimistas em relação às perspectivas da gigante da internet.
Reestruturação e Desemprego na Amazon
A Amazon, por sua vez, anunciou uma reestruturação significativa que resultou na eliminação de 16 mil empregos, somando-se a cortes de 14 mil postos realizados em outubro, representando cerca de 10% da força de trabalho corporativa e técnica da empresa, que conta com aproximadamente 350 mil empregados. O CEO Andy Jassy mencionou que os ganhos de eficiência provenientes da inteligência artificial devem levar a uma redução ainda maior da folha de pagamento da Amazon nos próximos anos.
Outros Relatos de Ganhos
A onda de resultados financeiros da próxima semana incluirá também outras grandes empresas relacionadas à inteligência artificial, como Advanced Micro Devices, Qualcomm e Palantir Technologies. Os resultados de empresas importantes do Dow, como a Walt Disney Co., também estão programados para serem divulgados.
Análise do Mercado de Trabalho e Impactos Macroecômicos
Na próxima sexta-feira, um dos relatórios mais aguardados sobre o mercado de trabalho será apresentado, antecedido por uma série de dados, incluindo a pesquisa JOLTS sobre Vagas de Emprego e Rotatividade (Job Openings and Labor Turnover Survey) e o Relatório de Emprego ADP, que esclarecerão melhor a situação do emprego. Esses dados serão particularmente relevantes após o Federal Reserve ter indicado, nesta semana, que as perspectivas econômicas estão melhorando. Além disso, o banco central retirou a advertência sobre "riscos negativos para o emprego" de sua declaração de política regular, o que levou os investidores a concluir que a linha do tempo para potenciais cortes nas taxas de juros foi estendida.
Novas Direções na Política Monetária do Fed
Os investidores ficarão atentos a como o Federal Reserve continuará a moldar sua política monetária em torno desses riscos. Isso ocorre especialmente com a nomeação de Kevin Warsh como candidato à presidência do Fed, em substituição a Jerome Powell, que deixa o cargo em maio. Warsh é amplamente considerado uma liderança respeitável pela comunidade financeira devido à sua experiência anterior na Morgan Stanley, aliviando preocupações sobre a independência do Fed ou sua luta contra a inflação.
Em contrapartida, o Governador do Fed, Christopher Waller, um dos dois membros que se opuseram ao consenso na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto desta semana, expressou insatisfação com a manutenção da política de crédito. Ele argumenta que a fraqueza no mercado de trabalho requer mais cortes nas taxas. Waller também afirmou que os dados de emprego do ano passado provavelmente serão revisados para mostrar "zero" crescimento no emprego em 2025.
Cenário Político e Governamental
Outra questão que permanecerá em foco para o mercado na próxima semana é uma potencial paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, programada para sábado, após um voto no Senado sobre um acordo de financiamento que, até agora, não avançou como esperado. Apesar disso, as ações em janeiro devem registrar um mês positivo, o que representa um ponto favorável para as expectativas futuras.
Jeff Hirsch, do Stock Trader’s Almanac, comentou à CNBC que o "January Barometer", um indicador que tenta prever como será o restante do ano, mostra resultados positivos e é considerado "a melhor coisa para o mercado". No entanto, na sexta-feira, ações fecharam em baixa, indicando que a maior característica de 2026 pode ser a volatilidade.
Calendário da Próxima Semana
Segunda-feira, 2 de fevereiro
- 9h45: PMI de Manufatura Global S&P final (janeiro)
- 10h: ISM Manufatura (janeiro)
- Resultados: Simon Property Group, Palantir Technologies, Healthpeak Properties, Tyson Foods, The Walt Disney Co.
Terça-feira, 3 de fevereiro
- 10h: JOLTS Vagas de Emprego (dezembro)
- Resultados: Prudential Financial, Clorox, Chipotle Mexican Grill, Take-Two Interactive Software, Super Micro Computer, Mondelez International, Electronic Arts, Skyworks Solutions, Amgen, Match Group, Jack Henry & Associates, Emerson Electric, Corteva, Atmos Energy, Advanced Micro Devices, Illinois Tool Works, Pfizer, Merck, Marathon Petroleum, PepsiCo, TransDigm Group, PayPal Holdings, Hubbell, Archer-Daniels-Midland Co.
Quarta-feira, 4 de fevereiro
- 8h15: Pesquisa de Emprego ADP (janeiro)
- 9h45: PMI Composto Global S&P final (janeiro)
- 10h: ISM Serviços PMI (janeiro)
- 18h30: O Governador do Fed, Cook, fala no Economic Club de Miami sobre política monetária e perspectivas econômicas
- Resultados: O’Reilly Automotive, MetLife, Costco Wholesale, Allstate, McKesson, Aflac, Align Technology, Qualcomm, Alphabet, AvalonBay Communities, Fox Corp., Fortive, Yum! Brands, T. Rowe Price Group, Phillips 66, Old Dominion Freight Line, CME Group, Uber Technologies, Eli Lilly, Equifax, Boston Scientific, GE Healthcare Technologies, Stanley Black & Decker, Cognizant Technology Solutions, AbbVie.
Quinta-feira, 5 de fevereiro
- 8h30: Pedidos de Auxílio-Desemprego Contínuos (24/01)
- 8h30: Pedidos Iniciais (31/01)
- 8h30: Custos Laborais Unitários preliminares (Q4)
- 8h30: Produtividade preliminar (Q4)
- Resultados: Microchip Technology, VeriSign, Fortinet, Monolithic Power Systems, Amazon.com, Ventas, Regency Centers, Mettler-Toledo International, Molina Healthcare, Ralph Lauren, Intercontinental Exchange, Huntington Ingalls Industries, Rockwell Automation, IQVIA Holdings, Hershey, Fastenal, ConocoPhillips, Bristol Myers Squibb, KKR & Co., Tapestry, The Estee Lauder Companies, Snap-On, Ares Management, Cardinal Health, CMS Energy, News Corp.
Sexta-feira, 6 de fevereiro
- 8h30: Relatório de Folha de Pagamento Não Agrícola de janeiro
- 10h: Índice de Sentimento de Michigan preliminar (fevereiro)
- 12h: O Vice-Presidente do Fed, Jefferson, fala na Conferência da Brookings Institution sobre Fatores do Lado da Oferta e Inflação: O Que Aprendemos?, em Washington, D.C.
- 15h: Crédito ao Consumidor (dezembro)
- Resultados: Cboe Global Markets, Centene, Philip Morris International, Biogen.
Fonte: www.cnbc.com