Crescimento da Economia dos Estados Unidos no Segundo Trimestre
A economia dos Estados Unidos apresentou um crescimento superior ao esperado no segundo trimestre, impulsionado por uma diminuição nas importações e um aumento nos gastos do consumidor. No entanto, os sinais indicam que esse impulso pode ter diminuído posteriormente.
Revisão do Produto Interno Bruto
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anualizada ajustada para cima de 3,8% no segundo trimestre. Essa informação foi divulgada pelo Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio na sua terceira estimativa do PIB, apresentada em uma quinta-feira. Anteriormente, a taxa de crescimento havia sido reportada em 3,3%.
Economistas consultados pela Reuters acreditavam que o crescimento do PIB não sofreria revisões. O crescimento no último trimestre foi fortalecido pelo aumento do investimento das empresas em produtos de propriedade intelectual, especialmente em inteligência artificial.
Ajustes nas Contas Nacionais
O governo revisou os dados das contas nacionais que se estendem do primeiro trimestre de 2020 até o primeiro trimestre de 2025. No primeiro trimestre de 2023, a economia contraiu a uma taxa de 0,6%, um dado que foi revisado ligeiramente para baixo em comparação com a taxa de declínio de 0,5% apresentada anteriormente.
A antecipação das importações devido às tarifas de importação implementadas pelo presidente Donald Trump teve um impacto negativo no PIB no trimestre de janeiro a março. Contudo, houve uma recuperação no último trimestre, à medida que o fluxo de produtos estrangeiros diminuiu.
Expectativas para o Futuro
As leituras do PIB dos primeiros dois trimestres podem não refletir com precisão a saúde real da economia, uma vez que as grandes flutuações nas importações podem distorcer os dados. Economistas projetam um segundo semestre mais morno, considerando a incerteza persistente na política comercial. Essa incerteza pode limitar o crescimento econômico global a cerca de 1,5% para o ano inteiro.
Fonte: www.moneytimes.com.br