Oportunidade Geracional
Rick Rieder, diretor de investimentos em renda fixa da BlackRock, afirma que ainda existe uma oportunidade “geracional” para garantir uma renda atrativa, embora essa possibilidade não deva durar por muito tempo. “A geração está se tornando um pouco mais madura”, destacou. Mesmo assim, os mercados de renda fixa continuam a apresentar níveis historicamente atraentes de rendimento, o que significa que há muitas oportunidades para aqueles dispostos a fazer o trabalho necessário, afirmou Rieder em entrevista à CNBC. Os rendimentos dos títulos se movem em direção inversa aos preços. “É preciso ser um pouco mais inovador”, acrescentou. Ele também salientou que os pagamentos podem se acumular ao longo do tempo, referindo-se a essa estratégia na previsão de renda fixa da BlackRock para o quarto trimestre, divulgada na terça-feira, como “fazer um pouco de dinheiro muitas vezes”.
Expectativa de Queda nas Taxas de Juros
Rieder prevê que as taxas de juros diminuam à medida que o Federal Reserve continue a realizar cortes. O banco central reduziu a taxa de juros em 25 pontos base — ou 0,25 ponto percentual — em sua reunião de setembro e indicou a possibilidade de mais dois cortes neste ano. Segundo Rieder, tanto a economia dos Estados Unidos quanto o setor corporativo permanecem em boa forma. No entanto, ele apontou que, à medida que as empresas adotam a inteligência artificial, o que aprimorará a produtividade, o resultado será uma redução no número de empregos disponíveis para os trabalhadores. “Observa-se que todas as grandes empresas estão crescendo e seus lucros são excelentes, e então se observa o que elas estão fazendo em relação às contratações, e é morno, para dizer o mínimo”, comentou Rieder. Ele enfatizou que isso é significativo, já que o mandato do Fed é o pleno emprego, não o crescimento econômico. “Acredito que esse será um tendência secular que é real e parte do motivo pelo qual as taxas de juros devem cair”, acrescentou.
O cenário de taxas mais baixas a curto prazo, juntamente com a fraca criação de empregos devido a avanços tecnológicos e ganhos de produtividade no médio prazo, pode sugerir uma política de juros que se comporte de maneira estruturalmente diferente na próxima década em comparação com o período anterior à pandemia de Covid. “Na verdade, enquanto o Fed anteriormente lutava para elevar a taxa de inflação (então moderada) antes da Covid, podemos fazer a transição para um cenário em que o banco central terá dificuldade em elevar o emprego no futuro”, escreveu Rieder em sua previsão para a empresa.
Encontrando Oportunidades
Rieder tem defendido que os investidores se concentrem em renda, já que a duração não é mais a proteção confiável contra ações que costumava ser. Os cupons consistentemente altos podem, talvez, servir como uma defesa contra quedas no mercado de ações, ele sugeriu. Atualmente, os spreads estão mais apertados, o que leva os investidores a expandir sua forma de pensar sobre renda fixa, afirmou Rieder, que também gerencia o iShares Flexible Income Active ETF (BINC). O fundo, lançado em 2023, atingiu recentemente a marca de 13 bilhões de dólares em ativos, apresentando um rendimento de 5,15% em 30 dias segundo SEC e uma taxa de despesas líquidas de 0,40%.
Por exemplo, ele trocou parte de seus títulos corporativos de grau de investimento dos EUA por títulos respaldados por hipoteca, que são mais líquidos. A Europa é um lugar preferido, incluindo crédito de grau de investimento, alto rendimento e produtos securitizados, informou Rieder à CNBC. “O conjunto de oportunidades está crescendo, como em securitização, mas também o [swap de moeda cruzada] é incrível”, ele afirmou.
Rieder também começou a se movimentar em mercados emergentes, que havia evitado inicialmente, pois havia rendimento suficiente em outros lugares. “Agora, com o dólar contido, há algumas taxas locais nos mercados emergentes que oferecem um bom retorno”, comentou. Ele observou que os títulos corporativos de mercados emergentes também são atraentes considerando a moeda mais fraca. No geral, Rieder decidiu se manter na parte frontal da curva de rendimento, pois acredita que ela é estável e continuará a ter um bom desempenho. No entanto, ele incluiu alguma exposição a taxas de juros, favorecendo especificamente títulos municipais de longo prazo. Tais títulos são isentos de impostos federais e, se o emissor reside no estado onde o título foi emitido, são também isentos de impostos estaduais. “Nos sentimos muito melhor sobre onde estão as taxas reais agora”, disse. “As taxas devem estar bem controladas”.
Rally na Complacência
Embora Rieder enfatize a necessidade de inovação para encontrar rendimento, ele ressalta que os investidores não precisam sacrificar a qualidade. A classificação média no fundo BINC é baixo A, o que classifica como grau de investimento, afirmou. "Estou vendo um rally na complacência", comentou ele. “Quando os rendimentos caem, as pessoas dizem: ‘Ok, eu gosto de manter esses rendimentos onde estão’”, acrescentou. “Certamente, está havendo alguma atividade, ou a disposição das pessoas em aceitar menos colateral, com menos estrutura, pagar preços em algumas áreas que considero… excessivamente agressivos.”
Fonte: www.cnbc.com