Rio Tinto muda estrutura de negócio em busca de simplicidade
A mineradora anglo-australiana Rio Tinto (RIOT34) anunciou nesta quarta-feira (27) que irá simplificar suas operações em três unidades de negócios: Minério de Ferro, Alumínio & Lítio e Cobre. Matthew Holcz foi nomeado para liderar a nova divisão consolidada de minério de ferro.
Objetivo da Mudança
Essa mudança ocorre enquanto o CEO Simon Trott busca simplificar a estrutura da empresa e aumentar o foco em seus ativos mais lucrativos.
Novas lideranças
Holcz foi nomeado CEO da nova divisão unificada de minério de ferro, que integrará as operações da Rio Tinto na Austrália Ocidental, no Canadá e o projeto Simandou na Guiné, assim que este for concluído.
A unidade de Alumínio & Lítio, que será liderada por Jérôme Pécresse, combinará as operações de alumínio do Atlântico e do Pacífico com o recém-adquirido negócio de lítio, a Arcadium Lithium. Katie Jackson continuará à frente da divisão de Cobre, com foco na expansão do projeto Oyu Tolgoi.
Ajustes em outras unidades
Além dessas três unidades principais, os negócios de Bórax e Ferro & Titânio da Rio Tinto serão transferidos para o portfólio do diretor comercial (chief commercial officer) para revisão estratégica. Atualizações futuras sobre o destino dessas unidades serão divulgadas posteriormente.
Revisão do negócio de titânio e saída de Kaufman
A revisão do negócio de titânio ocorre após uma reportagem da Reuters em julho, que indicava que a Rio Tinto estaria considerando vender a unidade devido a preços fracos e baixos retornos. Este negócio atualmente faz parte da divisão de Minerais, liderada por Sinead Kaufman.
A Rio Tinto também informou que Kaufman deixará a empresa no final de outubro, após quase 30 anos de atuação na companhia.