Saint-Gobain e Sua História
A Saint-Gobain, conglomerado francês de produtos de construção, iniciou suas atividades há mais de 350 anos, originalmente fabricando espelhos para o Palácio de Versalhes. Atualmente, a empresa amplia sua atuação focando em janelas para residências nos Estados Unidos, abrangendo também paredes, tetos e outros materiais de construção.
Investimentos No Mercado Norte-Americano
Nos últimos três anos, a empresa investiu cerca de US$ 7 bilhões no mercado norte-americano, tornando esta região a maior para a companhia global. Anteriormente, a estratégia da Saint-Gobain priorizava o crescimento por meio de aquisições; no entanto, a atual abordagem se concentra no crescimento orgânico, com a expansão de suas instalações de fabricação existentes e novos investimentos em outras operações.
Presença e Vendas
A Saint-Gobain possui mais de 18.000 funcionários na América do Norte, distribuídos em mais de 160 locais. Em 2024, as vendas no mercado norte-americano alcançaram US$ 10,5 bilhões. De acordo com Mark Rayfield, CEO da Saint-Gobain na América do Norte, "estamos apostando forte na América do Norte porque os fundamentos são muito sólidos". Ele destacou a necessidade urgente de construção habitacional, mencionando que quase 4 milhões de novas casas precisam ser construídas nos EUA para acompanhar o crescimento populacional, além de enfatizar a quantidade significativa de renovações necessárias no setor comercial.
Foco em Velocidade e Acessibilidade
A empresa está concentrada em melhorar a velocidade e a acessibilidade na construção por meio de seus materiais, sistemas de montagem e outras ferramentas. Rayfield mencionou o sistema de montagem "One Precision", que substitui a estrutura de construção tradicional "stick-built" por painéis de parede, piso e teto fabricados em fábrica. Essa abordagem acelera o processo de construção habitacional ao transferir a maioria das atividades laborais para um ambiente controlado, permitindo que a fabricação dos painéis ocorra enquanto a preparação do local está em andamento. Segundo a empresa, isso pode reduzir os prazos de construção entre 30% e 50%, eliminando atrasos típicos em campo, causados por fatores como clima adverso, escassez de mão de obra e coordenação complexa entre diferentes profissionais.
Aumento na Capacidade de Construção
Rayfield explicou: "Se você está construindo uma casa, ou se é um pequeno construtor de imóveis, sua produção anual é de 10 a 15 casas. Se você utilizasse essa solução, poderia construir três vezes mais casas, já que o maior desafio está na montagem e na impermeabilização da casa."
Produção Local e Desafios de Mão de Obra
A decisão da Saint-Gobain de concentrar a produção nos Estados como Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Nova York a protege de tarifas que afetam muitos dos grandes construtores de casas do país. O CEO descreve a estratégia da empresa como "local para local", embora reconheça que a mão de obra continua a ser um grande desafio. Ele afirmou: "Acreditamos que precisamos assumir a responsabilidade de treinar mais profissionais na construção e na fabricação, então fazemos muito trabalho nesse sentido, mas sempre enfrentamos algumas dificuldades."
Expansões e Iniciativas Sustentáveis
No início do outono passado, a CertainTeed, subsidiária da Saint-Gobain, concluiu uma significativa expansão em sua operação em Palatka, Flórida, tornando-se a maior planta de fabricação de drywall de gesso do mundo. A nova instalação produzirá localmente toda a linha de produtos de drywall da CertainTeed no sudeste dos EUA, visando garantir a confiabilidade da cadeia de suprimentos. Com acesso a um porto de águas profundas e ferrovia, o local funcionará como um hub eficiente de distribuição para o mercado regional em rápido crescimento.
A Saint-Gobain sempre se comprometeu a utilizar materiais sustentáveis e a construir residências mais resilientes às mudanças climáticas. Mesmo com a retórica política nos EUA se distanciando das metas relacionadas ao clima, Rayfield acredita que ainda existem incentivos para construir de forma eficiente, uma vez que não há diferença de custo ao utilizar um sistema pré-fabricado.
Integração de Componentes
Todos os componentes são projetados para funcionar em conjunto de maneira harmoniosa. "É apenas uma questão de montar os sistemas e treinar os contratantes sobre como construí-los", explicou. Embora a sustentabilidade possa estar fora de moda politicamente, a resiliência continua a ser um foco importante, especialmente à medida que eventos climáticos extremos se intensificam devido às mudanças climáticas.
Rayfield comentou: "Precisamos construir casas na Califórnia que sejam mais preparadas para incêndios, casas no Sudeste que consigam suportar furacões e inundações, e casas na Nova Inglaterra que possam lidar com frio e chuvas intensas, além de serem resistentes a granizos."
Apesar dos desafios impostos pelo clima e pelos eventos naturais, a empresa permanece comprometida com a utilização de materiais sustentáveis, conteúdo reciclado e redução do consumo de energia na construção e na fabricação. "Sabemos que precisamos criar produtos que sejam acessíveis para o cliente e, onde conseguimos fazer isso com uma pegada de carbono menor, fazemos", concluiu Rayfield. "E a resiliência é a chave do que precisamos fazer para o futuro."
Fonte: www.cnbc.com