Secretário do Tesouro dos EUA diminui preocupações sobre a Groenlândia.

Situação da Groenlândia e Relações EUA-Europa

Confiança em uma Solução

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, manifestou, nesta terça-feira (20), sua confiança de que os Estados Unidos e os países europeus encontrarão uma solução para o objetivo do governo americano de obter o controle da Groenlândia. Ele procurou minimizar a "histeria" relacionada a uma possível guerra comercial.

Tarifas sobre Importações

No último sábado (17), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas sobre importações de aliados europeus que se opõem à intenção de aquisição da Groenlândia, que é uma parte autônoma do Reino da Dinamarca.

Reação dos Países Europeus

Os países europeus afirmam que essa medida violaria um acordo comercial que foi firmado com Trump no ano anterior. Os líderes da União Europeia devem discutir a possibilidade de uma retaliação durante uma cúpula de emergência programada para quinta-feira (15), em Bruxelas.

Opções de Retaliação

Uma das opções em debate é a implementação de um pacote de tarifas que abarcaria 93 bilhões de euros em importações dos EUA, o que poderia ser efetivo automaticamente em 6 de fevereiro, após um período de suspensão de seis meses.

Busca por Segurança Nacional

Bessent comentou que a questão relacionada à Groenlândia só recente surgi e que, ao final, será encontrada uma solução que assegure a segurança nacional tanto dos Estados Unidos quanto da Europa. Ele enfatizou a necessidade de manter a calma e buscar uma resolução.

Reunião no Fórum Econômico Mundial

"Já se passaram 48 horas. Como eu disse, sentem-se e relaxem", afirmou Bessent a repórteres durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça. Ele expressou confiança de que os líderes não aumentarão as tensões e que a situação se resolverá de maneira favorável para todos os envolvidos.

Preocupações com Guerra Comercial

Questionado sobre a possibilidade de uma guerra comercial prolongada entre os Estados Unidos e a Europa, Bessent respondeu: "Por que estamos saltando para isso? Por que você está considerando o pior caso?… Acalmem a histeria. Respirem fundo".

Declarações de Trump

O presidente Trump tem enfatizado, de maneira repetitiva, que não aceitará nada menos do que a posse da Groenlândia. No entanto, tanto os líderes da Dinamarca quanto os da Groenlândia afirmaram que a ilha não está à venda e que não desejam fazer parte dos Estados Unidos.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Inflação na Argentina registra aumento de 2,9% em janeiro e alcança 32,4% em relação ao ano anterior.

EUA autorizam exploração de petróleo e gás na Venezuela

Frente Parlamentar aponta que a PEC 6×1 necessita de mais estudos e impõe regras severas.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais