Desempenho das Small Caps em 2025
O ano de 2025 apresentou um desempenho positivo para as small caps, com os dez melhores desempenhos superando um crescimento de 100% até meados de dezembro, conforme um estudo realizado pela Elos Ayta a pedido do Money Times.
No que se refere às ações da Cogna (COGN3), Recrusul (RCSL4) e Movida (MOVI3), que se destacam como as três small caps com melhor desempenho, todas elas registraram um avanço superior a 200% ao longo do ano, conforme indicado pela consultoria.
O analista Régis Chinchila, pertencente à Terra Investimentos, sublinha que 2025 foi caracterizado pela retomada do interesse dos investidores em relação às small caps, que, em diversas ocasiões, apresentaram desempenho superior ao do Ibovespa (IBOV).
“Após um período mais desafiador em anos anteriores, o segmento se beneficiou de um ambiente de maior apetite por risco, reprecificação de ativos descontados e expectativa de melhora do ciclo econômico doméstico. Contudo, foi um ano com alta dispersão, onde algumas ações conseguiram entregar retornos expressivos, enquanto outras não acompanharam, o que ressalta a importância da seleção”, comentou Chinchila.
Fatores que impactaram as Small Caps em 2025
Dentre os principais fatores que influenciaram as small caps em 2025, Chinchila destaca:
- Expectativas quanto à queda dos juros ao longo de 2026, favorecendo empresas que são mais sensíveis ao custo de capital e que apresentam maior alavancagem operacional;
- Fluxo de investidores em busca de ativos de maior risco, onde as valuations ainda se apresentam atraentes no Brasil;
- Resultados corporativos e fatores específicos, que desempenharam papel relevante no desempenho, dada a menor liquidez e cobertura dessas empresas;
- Volatilidade macroeconômica e política, que resultou em oscilações, mas não impediu a melhora do desempenho agregado do segmento.
Adriana Ricci, fundadora da SHS Investimentos, reforça que as small caps tiveram um desempenho notável em 2025, após anos de resultados fracos, mostrando uma valorização significativa em diversos índices e ações.
“O índice benchmark, SMAL11, acumulou uma alta de aproximadamente 28% até novembro, superando inclusive o Ibovespa em determinados momentos. No entanto, ainda observamos um desconto histórico. Mesmo com a valorização, o segmento ainda negocia a valores abaixo da média histórica, indicando que o potencial de ganho pode continuar”, comentou Adriana.
Ranking de Small Caps
O estudo da Elos Ayta analisou e mapeou as dez small caps com melhor e pior desempenho até o dia 15 de dezembro de 2025.
Vantagens de Investir em Small Caps
Para Régis Chinchila, a resposta direta para a pergunta se vale a pena investir em small caps é um categórico sim, especialmente se o investidor possui o perfil e o horizonte de investimento adequados.
As razões para isso incluem o potencial de retorno acima das expectativas, a recuperação do fluxo de risco e a diversificação que essas ações oferecem à carteira, atuando como um bom complemento às blue chips, proporcionando diluição de risco e permitindo a captura de diferentes ciclos de negócios.
“Muitos especialistas consideram as small caps como uma das classes de ativos com maior upside para 2026, especialmente se os lucros realmente se recuperarem e os juros mantiverem uma direção descendente”, observa o analista da Terra Investimentos.
Embora esses potenciais sejam atrativos, Chinchila alerta que empresas menores tendem a apresentar oscilações mais acentuadas em resposta a choques de mercado, notícias e mudanças no cenário macroeconômico.
Ademais, é importante considerar a questão da menor liquidez, que pode acarretar um aumento nos spreads e dificultar a entrada ou saída rápida de grandes posições.
Fonte: www.moneytimes.com.br