Soja EUA-China: Revelações sobre Metas de Segurança Alimentar e o Papel do Goldman Sachs

Aumento Lento das Importações de Soja dos EUA pela China

O aumento gradual das importações de soja dos Estados Unidos pela China neste ano evidencia como Pequim tem ampliado a produção interna, beneficiada por políticas de apoio. Segundo analistas do Goldman Sachs, em um relatório divulgado no dia 9 de dezembro, "o caminho para melhorar a autossuficiência alimentar reflete os esforços na segurança energética e de chips da China". Os principais documentos de políticas do governo chinês, especialmente nos últimos anos, têm destacado a necessidade de apoiar a agricultura doméstica.

Importância da Soja na Agricultura Chinesa

As soja ocupam um papel fundamental, pois são um ingrediente essencial na alimentação do gado. Graças a melhorias significativas na gestão de terras aráveis e na demanda por ração animal, os analistas do Goldman Sachs projetam que a China conseguirá reduzir drasticamente sua dependência de soja importada. Eles preveem que os rendimentos de milho e soja na China podem alcançar entre 80% e 85% dos rendimentos dos EUA até 2035, um aumento considerável em relação aos atuais 50%. Além disso, espera-se uma redução de 25% no conteúdo de soja na alimentação animal.

Mudança nas Compras de Soja dos EUA

Essa mudança é significativa, considerando que a China é o maior importador mundial de soja e, até este ano, foi a maior compradora de soja americana. No entanto, as compras foram interrompidas durante grande parte do ano devido ao aumento das tensões comerciais. Após um acordo de trégua comercial entre os dois lados em outubro, a China retomou as compras de soja dos Estados Unidos, embora até o momento em volumes menores do que o esperado inicialmente.

Estabilização da Dependência de Importações

Os analistas do Goldman Sachs afirmam que a China "estabilizou sua dependência de importações de grãos pela primeira vez em duas décadas" e agora está potencialmente revertendo, ou construindo capacidade para reverter, essa trajetória. Eles também destacaram que o gasto médio anual do setor público chinês em pesquisa e desenvolvimento agrícola alcançou $6,6 bilhões entre 2019 e 2021, cinco vezes mais do que duas décadas atrás e superior ao de países concorrentes.

Temas de Investimento em Agricultura

Aqui estão três ações classificadas como recomendadas para compra pelo Goldman Sachs, organizadas por temas:

Sementes Biotecnológicas

  • Dabeinong (listada em Shenzhen), com preço-alvo de 7,5 yuan (aproximadamente $1,06). O relatório afirma que "sementes estão no centro da produção agrícola, os ‘chips’ para a produção de alimentos, onde sua qualidade e características afetam diretamente o desempenho do rendimento". Os analistas esperam que a dominância da Dabeinong em sementes biotecnológicas lhe permita capturar um potencial significativo no mercado de culturas geneticamente modificadas.

Máquinas Agrícolas

  • First Tractor (listada em Hong Kong), com preço-alvo de 14 dólares de Hong Kong (aproximadamente $1,80). O Goldman Sachs iniciou a cobertura da maior produtora de tratores agrícolas da China com base na receita de vendas de 2024. O relatório destaca que "consideramos a First Tractor bem posicionada para aproveitar as oportunidades de crescimento estrutural trazidas pela modernização agrícola da China, que inclui a transição para tratores de alta potência e inteligentes".

Produtores de Fertilizantes de Liberação Lenta

  • Yunnan Yuntianhua (listada em Xangai), com preço-alvo de 45 yuan. Os analistas de ações também iniciaram a cobertura da Yuntianhua como um dos principais produtores de fertilizantes da China, detendo 10% do mercado doméstico e 20% do mercado de insumos para fertilizantes. "Como um dos poucos grandes produtores domésticos com 100% de autossuficiência em recursos upstream, esperamos que a YTH capture bem os lucros upstream de sua produção de fertilizantes entre 2025 e 2030", afirmaram os analistas, destacando que essa ação oferece o maior rendimento de dividendos entre suas coberturas do setor agrícola na China.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Prata e ouro devem alcançar novos recordes em 2026, apontam investidores.

Superávit comercial da China atinge recorde de US$ 1,2 trilhão com exportações de dezembro superando expectativas

Droga para perda de peso pode resolver o ‘problema de persistência dos pacientes’

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais