Mercado de Trabalho nos EUA
O mercado de trabalho dos Estados Unidos continua apresentando indícios de que entrou em um ritmo mais lento durante o verão. Os dados mais recentes divulgados pelo relatório de empregos do setor privado da ADP, referente ao mês de agosto, mostram que foram criados apenas 54 mil empregos no setor privado, número que ficou abaixo das 73 mil vagas esperadas e das 106 mil empregos adicionados em julho.
Setores com Ganhos e Perdas de Emprego
Os maiores aumentos no número de empregos foram observados nos setores de lazer e hospitalidade, bem como na construção civil, onde foram gerados, respectivamente, 50 mil e 15 mil novos postos de trabalho no último mês.
Por outro lado, as perdas de empregos foram mais acentuadas nos setores de transporte e utilidades, assim como na educação e serviços de saúde. Aproximadamente 17 mil e 12 mil trabalhadores a menos foram empregados nesses setores em agosto, em comparação ao mês anterior.
Análise do Mercado de Trabalho
Em um comunicado, Nela Richardson, economista-chefe da ADP, afirmou que o impulso do mercado de trabalho observado no início deste ano foi "afetado" pela incerteza em torno da economia. "Uma variedade de fatores poderia explicar a desaceleração nas contratações", acrescentou Richardson, "incluindo escassez de mão de obra, consumidores hesitantes e interrupções causadas por inteligência artificial".
Expectativas e Projeções
O relatório da ADP foi divulgado um dia antes de o governo publicar seu relatório mensal de empregos, o que gerou maior atenção, especialmente após revisões significativas nos dados de maio e junho. Essas revisões levaram o presidente Trump a demitir o chefe do Bureau of Labor Statistics (BLS), órgão responsável pela publicação desses dados.