Avaliação da Ambipar pela S&P Global Ratings
A agência de classificação de risco S&P Global Ratings optou por interromper o acompanhamento e a avaliação das notas de crédito da Ambipar (AMBP3), conforme comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira, dia 3.
Motivos da Decisão
A decisão foi tomada após a empresa ter contabilizado um calote e solicitado proteção contra credores tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A Ambipar alegou ter encontrado “irregularidades” em suas operações financeiras, com foco especial em derivativos relacionados a “green bonds”.
No mês de setembro, a Ambipar enfrentou um rebaixamento pela S&P, quando a empresa havia solicitado uma liminar preventiva com o objetivo de ganhar tempo diante da pressão financeira. Posteriormente, em outubro, a companhia formalizou um pedido de recuperação judicial em ambos os países. Como resultado, a S&P decidiu retirar permanentemente as avaliações de risco da Ambipar.
Demissões e Governança
Na noite da última segunda-feira, dia 1º, a Ambipar confirmou a demissão de 35 diretores e gestores. A decisão foi tomada após a identificação de “falhas graves na execução das melhores práticas de governança e gestão de riscos”.
Essa ação representa um dos indícios para o mercado de que a empresa reconheceu a existência de falhas estruturais em sua governança, apresentando um plano de reestruturação a ser implementado nos próximos meses.
Contexto Atual da Empresa
Em meio a uma série de desafios, caracterizados pela perda de confiança, instabilidade financeira e crescente dúvidas acerca de sua governança, a companhia começou a divulgar detalhes sobre a crise que está enfrentando. O anúncio foi realizado em resposta a questionamentos da B3.
Fonte: www.moneytimes.com.br