Spitz afirma à CNN Money que estamos entrando em um mundo multipolar

Transformação do Cenário Global

O cenário mundial está passando por uma transformação significativa, mudando de um sistema multipuralista para um mundo multipolar. Nesse novo contexto, diferentes visões de mundo podem coexistir de forma irreconciliável. Essa análise foi apresentada por Roger Spitz, CEO do Disruptive Futures Institute e especialista em futurismo, durante uma entrevista ao CNN Money nesta quarta-feira, dia 1º.

Spitz comenta que o conceito tradicional de guerra também está sendo remodelado. Segundo ele, as guerras atualmente podem ser categorizadas como híbridas, o que implica que não há elementos claramente identificáveis no início ou no fim desses conflitos, nem mesmo em relação aos envolvidos.

Nova Ordem Mundial

Atualmente, as regras que governam o mundo estão em constante evolução, e existe incerteza sobre quais serão as novas diretrizes a serem adotadas e quem deverá respeitá-las. Spitz enfatiza a emergência de diversos atores, tanto estatais quanto não-estatais, que se tornam cada vez mais proeminentes neste cenário dinâmico e em transformação.

O especialista também menciona que, embora o conhecimento histórico seja de grande valor, não é suficiente para prever com precisão os desenvolvimentos futuros. O atual ambiente global é caracterizado por interações complexas entre diferentes setores, que englobam sociedade, economia, tecnologia, geopolítica, saúde e educação, resultando em um sistema altamente interconectado e, portanto, imprevisível.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial enfrenta limitações significativas quando o assunto é prever cenários de incerteza, de acordo com Spitz. Essa análise surge em um momento em que o debate sobre as capacidades e limites das tecnologias de IA tem ganhado cada vez mais destaque.

O especialista observa que as questões complexas relacionadas a dinâmicas geopolíticas, geoeconômicas e geotecnológicas não podem ser analisadas de forma isolada, uma vez que há uma rede intrincada de interações entre elas. Spitz cita como exemplos variáveis que se entrelaçam de maneiras imprevisíveis os avanços em biotecnologia, as inovações em inteligência artificial e os impactos climáticos sobre as migrações humanas.

Ele enfatiza que a inteligência artificial não consegue oferecer respostas precisas em contextos altamente imprevisíveis, uma vez que não existem dados futuros disponíveis para alimentar seus algoritmos. Segundo Spitz, “a IA pode lhe dar uma resposta, mas não é capaz de melhor predizer o impredizível, porque não há um tempo no futuro”.

O especialista sugere que o uso mais adequado da inteligência artificial está na análise descritiva e em perspectivas preditivas. Essas análises podem informar sobre cenários futuros, desde que sejam utilizadas como parte de um processo adaptativo de feedback.

Disrupção nos Mercados

Spitz argumenta que o fenômeno da disrupção passou por uma evolução significativa, tornando-se mais complexo e interconectado do que se pensava anteriormente. Em seu livro “Disrupt With Impact”, o autor destaca que o conceito atual de disrupção vai além de aspectos isolados.

Ele afirma que “a disrupção é sistêmica”, ressaltando que não se trata apenas de produtos tecnológicos ou inovações pontuais. Em vez disso, é um fenômeno que interage com múltiplos aspectos do mercado de forma simultânea. Essa nova perspectiva, que Spitz denomina como “Disrupção 3.0”, representa uma mudança fundamental na compreensão do fenômeno.

Segundo o especialista, os efeitos disruptivos agora se propagam em cascata, criando transformações interconectadas que impactam diversos setores e aspectos do mercado simultaneamente e de forma interdependente.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Investimento Estrangeiro em Telecomunicações Aumenta 20% e Alcança R$ 39,1 Bilhões em 2025

Desoneração se torna moeda de troca nas discussões sobre o fim do sistema 6×1.

Varejo apresenta redução de 1,3% em janeiro, revela Índice do Varejo Stone

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais