Starbucks vai fechar lojas e demitir funcionários em reestruturação de R$ 5 bilhões no Brasil.

Alterações nas Cafeterias

Na mensagem enviada aos colaboradores na quinta-feira, Niccol afirmou que a empresa revisou e identificou as cafeterias onde seria "impossível criar o ambiente físico que nossos clientes e parceiros esperam ou onde não vemos um caminho para a performance financeira".

Além de concentrar-se na experiência do cliente, Niccol implementou mudanças adicionais nas operações, incluindo a volta de quatro dias de trabalho presencial no escritório, a partir do mês que vem.

Mensagem aos Colaboradores

Parceiros,

Gostaria de expressar minha gratidão pelo trabalho que todos estão realizando para colocar o atendimento ao cliente de classe mundial no centro de todas as nossas atividades, com o intuito de criar uma experiência Starbucks elevada para cada cliente, em todas as visitas.

Embora tenhamos feito progressos significativos, ainda há muito a ser feito para construir um Starbucks melhor, mais forte e mais resiliente. À medida que nos aproximamos do início de nosso novo ano fiscal, compartilho duas decisões que tomamos em apoio ao nosso plano “Volta ao Starbucks”. Ambas são fundamentadas na ideia de direcionar nossos recursos mais próximos do cliente, de modo que possamos criar cafeterias excepcionais, oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade e expandir nossos negócios.

Mudanças em Algumas de Nossas Cafeterias

Primeiramente, mencionei anteriormente neste ano que estávamos revisando cuidadosamente nosso portfólio de cafeterias na América do Norte sob a perspectiva adicional do nosso plano “Volta ao Starbucks”. Nosso objetivo é que cada cafeteria ofereça um espaço acolhedor e convidativo, com uma atmosfera agradável e um lugar para cada ocasião.

Durante essa revisão, identificamos cafeterias onde não conseguimos criar o ambiente físico que nossos clientes e parceiros esperam, ou onde não vemos um caminho para a performance financeira, e essas localizações serão fechadas.

A cada ano, abrimos e fechamos cafeterias por uma variedade de razões, que vão desde a performance financeira até o término de contratos de locação. Esta é uma ação mais significativa que entendemos que afetará tanto os colaboradores quanto os clientes. Nossas cafeterias são centros comunitários, e fechar qualquer local é uma decisão difícil.

Para contextualizar: desde já abrimos várias cafeterias ao longo do último ano, a contagem total de cafeterias operadas pela empresa na América do Norte deverá cair em torno de 1% no ano fiscal de 2025, considerando tanto as novas aberturas quanto os fechamentos.

Ao final do ano fiscal, teremos quase 18.300 locais Starbucks – operados pela empresa e licenciados – distribuídos pelos EUA e Canadá. No ano fiscal de 2026, aumentaremos o número de cafeterias que operamos, à medida que continuamos a investir em nosso negócio. Nos próximos 12 meses, também planejamos revitalizar mais de 1.000 locais para introduzir maior textura, aconchego e um design mais aprimorado.

Os parceiros que trabalham nas cafeterias programadas para fechar serão notificados nesta semana. Estamos nos esforçando para oferecer transferências para locais próximos sempre que possível e nos moveremos rapidamente para ajudar os parceiros a entender quais oportunidades poderão estar disponíveis para eles.

Para aqueles que não conseguirmos realocar imediatamente, estamos focados na assistência aos parceiros, incluindo pacotes abrangentes de rescisão. Esperamos também receber muitos desses parceiros de volta ao Starbucks no futuro, à medida que novas cafeterias forem abertas e o número de parceiros em cada local aumentar.

Redução de Cargos Não Relacionados ao Varejo

Em segundo lugar, estamos reduzindo ainda mais o pessoal e as despesas não relacionadas ao varejo. Isso inclui a difícil decisão de eliminar aproximadamente 900 cargos atuais de parceiros não relacionados ao varejo e de fechar muitas posições abertas.

À medida que avançamos para construir um Starbucks melhor, estamos investindo nas horas de trabalho dos parceiros de avental verde, no aumento do número de parceiros nas lojas, em um atendimento ao cliente excepcional, em designs de cafeterias elevados e em inovações para criar o futuro. Continuaremos a gerenciar custos com cuidado e a focar nas áreas chave que impulsionam o crescimento a longo prazo.

Os parceiros cujos cargos estão sendo eliminados serão notificados pela manhã de amanhã (sexta-feira). Ofereceremos pacotes de rescisão generosos e suporte, incluindo extensões de benefícios.

A menos que seu trabalho exija especificamente a presença no escritório, solicitamos que você trabalhe de casa hoje e amanhã.

Próximos Passos

Essas medidas têm o objetivo de reforçar o que percebemos como áreas de sucesso e priorizar nossos recursos de acordo com elas. Os primeiros resultados das melhorias nas cafeterias mostram que os clientes estão visitando com mais frequência, permanecendo por mais tempo e compartilhando feedback positivo. Nos locais onde investimos em mais horas de trabalho para parceiros de avental verde, para que mais parceiros estejam disponíveis durante os horários de maior movimento, observamos melhorias em transações, vendas e tempos de atendimento, juntamente com um maior envolvimento e satisfação dos parceiros.

Reconheço que essas decisões impactam nossos parceiros e suas famílias, e não as tomamos de forma leviana. Acredito que essas etapas são necessárias para construir um Starbucks melhor, mais forte e mais resiliente, que aprofunde seu impacto no mundo e crie mais oportunidades para nossos parceiros, fornecedores e as comunidades que atendemos.

Aos parceiros que estarão saindo, quero expressar um sincero agradecimento. Àqueles que continuam em nossa jornada de recuperação, aprecio profundamente seu comprometimento em nos ajudar a retornar ao Starbucks.

Brian

Fonte: www.cnbc.com

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