Stellantis abre centro de desmontagem de veículos em Osasco; setor movimenta R$ 2 bilhões

Stellantis Inaugura Centro de Desmontagem em Osasco

A Stellantis inaugurou em Osasco (SP) seu primeiro Centro de Desmontagem de Veículos no Brasil, focado na economia circular. Esta é a segunda unidade global da montadora com esse tipo de operação, sendo a primeira localizada em Mirafiori, na Itália.

Investimento e Objetivos

O investimento inicial foi de R$ 13 milhões. A meta é reciclar até 8 mil veículos por ano a partir de 2027, abrangendo todo o ciclo do automóvel, desde sua concepção até o destino após o fim de vida útil.

“Estamos agregando a última etapa do ciclo. Com o centro, criamos a circularidade: dar destino ao carro quando ele chega ao fim da vida útil”, afirmou Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América do Sul.

Os Quatro “R’s”

O modelo do centro se fundamenta em quatro pilares: reciclagem de materiais, reutilização de peças, reparo e remanufatura. Exemplos incluem o reaproveitamento de componentes usados e a remanufatura de câmbios, caixas de direção e bombas d’água, todos mantendo os padrões de qualidade da fábrica.

A planta será multimarcas, atendendo veículos de diferentes fabricantes.

Geração de Empregos e Qualificação

Atualmente, o centro emprega cerca de 70 pessoas, com previsão de alcançar 150 postos de trabalho até 2027. Todos os contratados passam por um treinamento técnico de três meses, que abrange desmontagem, destinação de peças e segurança do trabalho.

“A desmontagem de veículos é tão técnica quanto a montagem. Nossos funcionários recebem formação completa para garantir rastreabilidade e respeito às normas ambientais”, declarou Solti.

Mercado de R$ 2 Bilhões

A Stellantis vê potencial no mercado brasileiro de reciclagem automotiva. Segundo o executivo, a frota nacional é de aproximadamente 48 milhões de veículos, sendo 2 milhões deles atingindo o fim da vida útil anualmente. Entretanto, apenas 1,5% deles recebe uma destinação correta.

“Na Europa e no Japão, mais de 90% dos carros são destinados adequadamente. No Brasil, isso representa hoje um mercado de R$ 2 bilhões. Se alcançarmos índices próximos aos desses países, o crescimento será exponencial”, avaliou.

Estratégia e Próximos Passos

A unidade de Osasco faz parte da estratégia global de sustentabilidade da Stellantis. A empresa já vende no Brasil mais de 400 peças remanufaturadas sob a marca Circular Autopeças, que também são comercializadas em países como Argentina e Chile.

Nos próximos dois anos, a prioridade será consolidar o centro de Osasco e aumentar gradualmente a capacidade de desmontagem. A possibilidade de expansão para outros países da região será analisada conforme a evolução do mercado.

“Não há investimento sem retorno. Este é um mercado de alto potencial e de grande demanda social. Estamos apenas no início de um movimento que tende a se tornar padrão no setor”, concluiu Solti.

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