Stellantis enfrenta perda de 26 bilhões de dólares ao reformular seus negócios.

Queda nas Ações da Stellantis

As ações da montadora Stellantis despencaram 20% nas negociações europeias na última sexta-feira após a companhia anunciar que espera um impacto financeiro de 22 bilhões de euros (aproximadamente 26 bilhões de dólares) devido à reestruturação de seus negócios para acelerar a implementação de veículos elétricos e híbridos.

Logo após a abertura do mercado europeu, as ações da empresa listadas em Milão apresentavam uma queda de 18,7%.

Queda em Outras Ações do Setor

Outras montadoras francesas também enfrentaram perdas na manhã de sexta-feira, com a Valeo e a Forvia caindo mais de 1,2%, enquanto a Renault registrou uma queda de 2%.

Projeções da Stellantis para 2025

A Stellantis também divulgou preliminarmente alguns números para o quarto trimestre da empresa, afirmando que prevê um prejuízo líquido para 2025. Em função desse resultado negativo, a empresa decidiu suspender o pagamento de dividendos para 2026 e planeja levantar até 5 bilhões de euros por meio da emissão de títulos híbridos.

Para o ano de 2026, a gigante automotiva almeja um aumento percentual de um dígito médio em sua receita líquida, além de uma elevação de um dígito baixo em sua margem de lucro operacional ajustado.

“As cobranças anunciadas hoje refletem em grande parte o custo de superestimar a velocidade da transição energética, o que nos distanciou das necessidades, capacidades e desejos reais de muitos consumidores de automóveis”, declarou o CEO da Stellantis, Antonio Filosa, em um comunicado. “Elas também refletem o impacto de uma execução operacional anterior deficiente, cujos efeitos estão sendo progressivamente abordados pela nossa nova equipe.”

Suspensão de Dividendos e Emissão de Títulos

A empresa informou que a suspensão do pagamento de dividendos e a emissão dos títulos visam preservar seu balanço patrimonial. Além disso, destacou as ações tomadas no último ano como parte de sua estratégia de reestruturação.

Entre as iniciativas mencionadas estão a realização do “maior investimento na história da Stellantis nos Estados Unidos” — totalizando 13 bilhões de dólares ao longo de quatro anos — além do lançamento de 10 novos produtos, o cancelamento de projetos que não conseguiriam atingir lucratividade em escala e a reestruturação de suas capacidades globais de manufatura e gestão da qualidade.

No âmbito desse investimento nos Estados Unidos, a montadora anunciou que adicionará 5.000 novos empregos ao seu quadro de funcionários americano.

Ainda que essas decisões tenham gerado custos de 22,2 bilhões de euros, a companhia afirmou que, coletivamente, elas resultaram em um retorno ao crescimento positivo em volume para 2025. Na segunda metade do ano, a participação de mercado da Stellantis nos Estados Unidos cresceu para 7,9%, e a empresa manteve sua posição geral de segundo lugar na participação de mercado na Europa ampliada.

A “Ano de Execução”

As ações da empresa têm enfrentado pressão contínua, com suas ações italianas caindo quase 25% no ano passado e 40,5% no ano anterior. Desde o início de 2026, as ações estão em queda de mais de 13%.

Filosa já havia mencionado que 2026 seria o “ano da execução” para a montadora, que está lutando com vendas em queda e resultados financeiros insatisfatórios há vários anos.

A Stellantis está programada para divulgar seus resultados financeiros completos para 2025 no dia 26 de fevereiro.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Preços de imóveis nos Hamptons batem recorde e aluguéis de verão desaparecem rapidamente.

10 Fatores Cruciais para Observar no Mercado de Ações nesta Segunda-feira

Investidores se mostram cautelosos com a tecnologia, mas analistas recomendam manter a estratégia por um motivo.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais