Abertura do Mercado Europeu
Londres — As ações europeias abriram em alta na quarta-feira, enquanto os investidores analisavam as mais recentes notícias sobre comércio, resultados corporativos e dados de inflação.
O índice pan-europeu Stoxx 600 apresentou um aumento de 0,5% às 11h56 de Londres (6h56 ET), com a maioria dos setores e todas as principais bolsas regionais operando em território positivo.
Destaques do Mercado
Novo Nordisk
No que diz respeito a ações individuais, os papéis da gigante farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk subiram 3,5% após a empresa anunciar que reduziria cerca de 9.000 empregos.
Inditex
As ações da Inditex, proprietária da Zara, tiveram um aumento de 6,3% após a empresa divulgar seus resultados do primeiro semestre. Apesar das vendas do segundo trimestre terem ficado abaixo do esperado, a Inditex afirmou que suas novas coleções de Outono/Inverno foram "muito bem recebidas" pelos clientes, com vendas em moeda constante entre 1º de agosto e 7 de setembro registrando um crescimento de 9% em relação ao ano anterior.
Em um comunicado enviado a clientes após a publicação dos resultados, estrategistas do Citi destacaram que o relatório da Inditex demonstrou uma "aceleração significativa nas transações atuais". Eles afirmaram: "O momento melhorou materialmente nas primeiras cinco semanas do [terceiro trimestre]".
Questões Geopolíticas
Os mercados europeus também estão atentos a relatórios noturnos indicando que o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu à União Europeia para impor tarifas de até 100% à China e à Índia devido às compras de petróleo da Rússia por esses países. A medida busca pressionar Moscovo a encerrar a guerra na Ucrânia, mas representa um risco de desestabilização adicional nas relações comerciais globais.
Dados de Inflação
Os dados de inflação também estão no centro das atenções dos mercados globais, com impressões importantes saindo da China durante a noite e manhã do dia seguinte dos Estados Unidos.
Os futuros do S&P 500 subiram ligeiramente durante a noite, enquanto os traders direcionavam sua atenção para a divulgação do mais recente índice de preços ao produtor. O relatório antecede a leitura, mais aguardada, do índice de preços ao consumidor, que será divulgada na quinta-feira.
Economistas esperam que o relatório mostre um aumento mensal de 0,3% em todos os índices, segundo dados da Dow Jones. Se isso se concretizar, a taxa de inflação do índice de preços ao consumidor (CPI) deve subir para 2,9%, enquanto a leitura do núcleo deve permanecer inalterada em 3,1%.
Se esses números ficarem próximo das estimativas, espera-se que o Federal Reserve dos EUA realize mais um corte nas taxas de juros em sua reunião na próxima semana.
Mercados da Ásia-Pacífico
Os mercados da região da Ásia-Pacífico, por sua vez, subiram durante a noite, enquanto os investidores avaliavam os dados de inflação de agosto da China. Os preços ao consumidor no continente apresentaram uma queda de 0,4% em relação ao ano anterior em agosto, de acordo com dados do Escritório Nacional de Estatísticas divulgados nesta quarta-feira, em comparação com uma expectativa de queda de 0,2% por parte dos economistas consultados pela Reuters.
— Contribuições de Nur Hikmah Md Ali e Jeff Cox da CNBC foram incorporadas a este relatório do mercado.