Abertura do Mercado Europeu
LONDRES — As ações europeias iniciaram o pregão de quarta-feira em alta, enquanto investidores analisavam os mais recentes dados de inflação do Reino Unido e acompanhavam os desdobramentos do mercado global.
O índice pan-europeu Stoxx 600 apresentou um aumento aproximado de 0,5% logo após a abertura. O FTSE 100 do Reino Unido e o CAC 40 da França estavam ambos com alta de 0,3%, enquanto o DAX da Alemanha subiu 0,4%.
Desempenho da Bayer
A empresa alemã de ciências da vida, Bayer, prolongou suas perdas, caindo 7,3% nas negociações iniciais. Isso se deve ao fato de que sua unidade Monsanto propôs o pagamento de 7,25 bilhões de dólares para resolver processos judiciais que alegam que seu herbicida Roundup causou câncer, conforme divulgado em um comunicado à imprensa na terça-feira.
A empresa indicou que espera que suas provisões e responsabilidades judiciais aumentem de 7,8 bilhões de euros (9,24 bilhões de dólares) para 11,8 bilhões de euros, prevendo aproximadamente 5 bilhões de euros em pagamentos relacionados a litígios para 2026. Bayer também mencionou que espera um fluxo de caixa livre negativo para este ano.
Dados de Inflação no Reino Unido
De acordo com as últimas informações do Escritório Nacional de Estatísticas, a taxa de inflação do Reino Unido caiu para 3% em janeiro. Economistas consultados pela Reuters projetavam que o índice de preços ao consumidor cairia para 3%, descendo dos 3,4% registrados nos doze meses até dezembro.
David Smith, gerente de portfólio da Henderson High Income Trust plc, comentou: "O Reino Unido experimentou uma inflação mais alta e mais prolongada em comparação com os EUA ou a zona do euro, mas os dados de hoje mostram que essa tendência está mudando." Ele acrescentou: "É provável que a inflação caia para 2% até o final do ano, se não antes, abrindo caminho para novos cortes nas taxas de juros pelo Banco da Inglaterra."
Reação do Mercado
A libra esterlina permaneceu estável em relação ao dólar após a divulgação dos dados, sendo cotada a 1,3562 dólares. Os rendimentos dos títulos do governo britânico, conhecidos como gilts, também mantiveram-se firmes.
No entanto, durante a sessão de negociações de terça-feira, a libra sofreu uma leve queda e os rendimentos dos títulos do governo britânico caíram após a divulgação de dados que mostraram que a taxa de desemprego do Reino Unido atingiu o máximo de cinco anos, enquanto o crescimento salarial desacelerou.
Expectativas de Resultados
Os resultados financeiros da quarta-feira são aguardados com atenção e incluirão empresas como Glencore, BAE Systems, Orange e Euronext.
Desempenho das Ações na Ásia
As ações asiáticas apresentaram uma alta durante a noite em um comércio afetado pelas férias, com os mercados na China continental, Hong Kong, Singapura, Taiwan e Coreia do Sul fechados devido ao feriado de Ano Novo Lunar.
Perspectivas dos EUA
Os futuros das ações dos EUA estavam próximos da estabilidade nas negociações da noite anterior, após uma sessão morna na terça-feira. Os traders que atuam nesta quarta-feira estarão atentos às atas da reunião de janeiro dos formuladores de políticas do Federal Reserve.
O próximo grande catalisador desta semana deve ser a leitura do índice de preços dos gastos com consumo pessoal, que está prevista para ser divulgada na sexta-feira. O PCE, preferido pelo Fed como medidor de inflação, fornecerá mais informações sobre o estado da economia.
— CNBC’s Pia Singh contribuiu para este relatório de mercado.
Fonte: www.cnbc.com