Tarifas de 100% sobre produtos farmacêuticos de Trump, FTSE 100

Mercado de Ações Europeu

Desempenho Geral

As ações listadas na Europa apresentaram alta na sexta-feira, enquanto os investidores avaliavam os mais recentes anúncios sobre políticas comerciais vindos da Casa Branca. O índice pan-europeu Stoxx 600 estava em alta de 0,2% por volta das 10h00 do horário de Londres (5h ET), com a maioria dos setores operando em território positivo.

Setor de Saúde

O índice de Saúde do Stoxx Europe 600 apresentou um desempenho instável na manhã desta sexta-feira, oscilando acima e abaixo da linha de estabilidade. Na última verificação, o índice mostrava uma queda de 0,2%. Durante a noite, o presidente Donald Trump anunciou que as importações farmacêuticas para os EUA seriam afetadas por tarifas de 100% a partir de 1º de outubro. Trump declarou que as empresas que construíssem instalações de manufatura nos Estados Unidos seriam isentas, mas somente assim que iniciassem a construção das fábricas no país.

Anteriormente, Trump havia ameaçado impor tarifas de até 200% sobre as importações farmacêuticas. A farmacêutica dinamarquesa Zealand Pharma registrou uma queda de 2,5%, enquanto a Novo Nordisk e a finlandesa Orion também operaram mais de 2% em baixa na manhã de sexta-feira.

Análise do Impacto das Tarifas

No entanto, em uma nota divulgada na sequência dos anúncios de Trump, os estrategistas do JP Morgan minimizaram o impacto que as novas tarifas teriam sobre o setor farmacêutico. Os profissionais do banco afirmaram que "a potencial tarifa de 100% deve ser amplamente evitável com a expansão da manufatura baseada nos Estados Unidos". Eles acrescentaram: "E, embora permaneçam muitas incertezas sobre o anúncio de hoje à noite… continuamos a ver um impacto geral muito gerenciável das tarifas em nossa cobertura de grandes empresas."

Tarifas sobre Caminhões

Trump também anunciou em sua plataforma Truth Social, na noite de quinta-feira, que caminhões pesados seriam sujeitos a tarifas de 25% a partir do próximo mês.

Políticas Comerciais da União Europeia

As próprias políticas comerciais da União Europeia estão sob foco, depois que o jornal alemão Handelsblatt relatou que o bloco planejava impor tarifas de até 50% sobre o aço chinês nas próximas semanas. Na quinta-feira, as ações europeias fecharam em queda após o lançamento, pela administração Trump, de uma investigação de segurança nacional sobre as importações de dispositivos médicos, o que poderia abrir caminho para tarifas adicionais.

Reação no Mercado Asiático

Durante a noite, no mercado asiático, as ações farmacêuticas registraram perdas à medida que os investidores reagiam às iminentes tarifas nos EUA sobre o setor.

Dados Econômicos

Em relação aos dados econômicos, na sexta-feira serão divulgados os últimos índices de inflação da Espanha, os dados de concessões de hipotecas do Reino Unido e um relatório sobre o sentimento econômico na Europa.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Estamos garantindo lucros em uma ação que visa lucrar com uma mania de investimento quente, mas ainda sem rentabilidade.

Por que o ouro e a prata estão batendo recordes no início de 2026 após o desempenho do ano passado?

Ações com as maiores movimentações ao meio-dia: BIIB, RIVN, BAC, ABNB

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais