Taxa de Desemprego nos Estados Unidos
A taxa de desemprego dos Estados Unidos provavelmente permaneceu em 4,3% em setembro, sem variação em relação ao mês de agosto, de acordo com uma nova estimativa "em tempo real" divulgada pelo Federal Reserve de Chicago nesta quinta-feira, 2 de outubro.
Metodologia da Estimativa
Essa foi apenas a segunda vez que o banco regional do Fed publicou essa métrica, que se baseia na Pesquisa de População Atual do governo, além de dados de fontes não governamentais, como o site de empregos online Indeed e o Google. A estimativa está prevista para ser divulgada duas vezes ao mês e foi criada para oferecer às autoridades uma primeira visão sobre uma estatística importante do mercado de trabalho, sem a intenção de substituir a informação oficial.
Importância da Estimativa
Com a divulgação do relatório mensal de emprego dos EUA, marcada para sexta-feira, 3 de outubro, sendo adiada devido à 15ª paralisação do governo desde 1981, a estimativa do Fed de Chicago pode ganhar uma importância desproporcional. Esse cenário ocorre em um momento em que o banco central está avaliando seu próximo passo em relação à taxa de juros.
“O melhor número é o do Escritório, mas se não o tivermos, usaremos o número do Fed de Chicago e outros números”, afirmou o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, à Marketplace Radio, na véspera da divulgação do relatório.
Contexto da Taxa de Juros
No mês anterior, o Federal Reserve reduziu sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual, após uma significativa diminuição nos ganhos de emprego e um aumento na taxa de desemprego em agosto. As autoridades do Fed mostraram preocupações sobre a possibilidade de uma desaceleração no mercado de trabalho, que poderia ocorrer de forma abrupta.
Para se precaver contra esse resultado, consideraram a redução da taxa de juros em setembro como uma estratégia defensiva. A previsão da taxa de desemprego do Fed de Chicago indica que, por enquanto, uma rápida deterioração no mercado de trabalho não está em andamento.
Análise do Mercado de Trabalho
A taxa de contratação de trabalhadores desempregados registrou uma leve queda, enquanto a taxa de demissões e outras separações de emprego aumentou um pouco. Contudo, nem um movimento nem outro foi expressivo o suficiente para gerar mais do que uma “pressão limitada para cima” na previsão da taxa de desemprego, conforme declarou o banco.
Os mercados financeiros continuam a acumular expectativas de cortes de 0,25 ponto na taxa de juros nas próximas duas reuniões do Fed, agendadas para outubro e dezembro.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br