Inspeção nos Correios
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, na quarta-feira (4), a realização de uma inspeção nos Correios para investigar supostas irregularidades na estatal. Entre as questões a serem examinadas, destaca-se a assunção de uma dívida com o fundo Postalis, cujo montante alcança R$ 7,6 bilhões. A Corte de Contas fará uma avaliação do processo administrativo relacionado a este contrato, que foi firmado com o objetivo de cobrir o déficit do plano de benefícios do fundo de pensão.
Solicitação da Comissão de Transparência
Esse despacho do TCU ocorreu em resposta a um pedido da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal. O processo foi debatido e votado nesta quarta-feira, em meio a alegações de que houve suposta ocultação de passivos por meio de manobras contábeis entre os anos de 2022 e 2023, além da suspensão da publicação das demonstrações financeiras referentes a 2024.
Prazo para Apresentação de Documentos
No mesmo dia, a Corte de Contas determinou que os Correios apresentem, no prazo de 20 dias, uma série de documentos e informações que são essenciais para a fiscalização. Os técnicos do TCU terão a responsabilidade de avaliar, entre outras questões, os fundamentos que levaram os Correios a aprovar o valor correspondente ao equacionamento do Postalis. Isso incluirá a análise de atas de reuniões e discussões que supostamente foram realizadas a respeito do tema.
Fonte: www.moneytimes.com.br