Recuperação do Mercado em uma Sexta-feira
Uma recuperação significativa nos mercados na sexta-feira não foi suficiente para reverter todos os danos da semana. Após vários dias de vendas, o setor de tecnologia teve uma forte retomada, com o índice Nasdaq registrando uma alta superior a 2% no dia. As empresas de chips, Nvidia e Broadcom, lideraram essa recuperação, com ganhos de 7,8% e 7,2%, respectivamente. O S&P 500, que é um índice mais abrangente, também subiu quase 2% em uma única sessão. Apesar desse rally no final da semana, ambos os índices apresentaram quedas acumuladas. O Nasdaq teve uma perda de 1,8%, enquanto o S&P 500 caiu 0,1%.
O cenário foi diferente para o Dow Jones, que se beneficiou da rotação de investimentos, saindo de nomes de crescimento em software e tecnologia e se concentrando em áreas mais valorizadas como finanças e industriais. O índice de 30 ações subiu mais de 1.200 pontos na sexta-feira, atingindo um fechamento histórico de 50.115. O Dow terminou a semana com um aumento total de 2,5%.
Comentários de Analistas
“É um poderoso rally do Dow”, afirmou Jim Cramer durante a reunião matinal de sexta-feira, acrescentando que “temos uma boa exposição ao Dow em nosso portfólio, então estou me sentindo bastante positivo em relação a isso”. Com a exceção de Amazon e Verizon, todas as ações do índice apresentaram alta na sexta-feira. Do portfólio da Trust, que conta com 34 ativos, 11 são ações do Dow, incluindo Apple, Home Depot, Microsoft e Honeywell. Resta saber se o rally de sexta-feira se manterá na próxima segunda-feira.
Momentos Significativos da Semana
Aqui estão três eventos importantes que movimentaram o mercado durante a última semana.
1. O Interesse por Capital Expenditures (CapEx)
O Wall Street considera os hyperscalers como uma referência no comércio de IA, devido aos seus maciços investimentos na tecnologia em desenvolvimento. Tanto a Alphabet quanto a Amazon anunciaram aumentos substanciais de despesas de capital para o ano, focando na construção de seus centros de dados e na expansão das ofertas de IA. Contudo, as reações dos investidores a essas notícias foram distintas. O Google, em um excelente quarto trimestre, reportado na quarta-feira, revelou que seus investimentos previstos para 2026 poderiam ser mais do que o dobro do ano anterior. Os investidores absorveram esse aumento impressionante com relativa tranquilidade. Embora as ações tenham caído 0,5% na quinta-feira, isso foi considerado bastante positivo se comparado à perda de 1,5% do Nasdaq nesse mesmo dia. Por outro lado, a Amazon viu suas ações caírem 5,5% na sexta-feira, após o anúncio de resultados que não atenderam às expectativas de lucro do trimestre atual.
2. O Impacto no Setor de Software
As ações de software sofreram uma queda significativa no início da semana, em meio ao receio de que a IA poderia reduzir a participação de mercado das tradicionais empresas de software como serviço (SaaS). Embora o movimento de vendas estivesse em curso há meses, ele se intensificou na terça-feira, após a Anthropic lançar uma nova ferramenta de automação voltada para o trabalho jurídico. Como destacou o diretor de portfólio Jeff Marks, a IA representa uma ameaça ao setor; no entanto, a venda indiscriminada desta semana afetou empresas diretamente em risco e também aquelas que já possuem uma posição consolidada, incluindo as melhores empresas do setor de cibersegurança. Na realidade, a IA deve servir como um motor de crescimento para esses negócios. Aproveitamos a queda no preço das ações da CrowdStrike para aumentar nossa posição, já que a demanda por suas soluções de cibersegurança nunca foi tão forte.
3. A Mudança de Posição nas Ações
A falta de apelo pelo setor de tecnologia resultou em um direcionamento de capital para outras áreas do mercado, frequentemente negligenciadas. Isso também proporcionou uma oportunidade para garantir alguns lucros e aumentar a liquidez. Por exemplo, reduzimos nossa exposição a duas ações do Dow, que já haviam apresentado ganhos de dois dígitos em 2026: Home Depot e Honeywell. Além disso, obtivemos lucros expressivos com a DuPont na quinta-feira, por razões semelhantes. As ações da DuPont subiram mais de 6% na última semana, à medida que o capital se transferiu para áreas com valor e nomes da economia industrial. No acumulado do ano, as ações da DuPont se valorizam mais de 16%.
Por fim, aproveitamos a chance de vender parte de uma de nossas ações de desempenho inferior, a Texas Roadhouse. Na segunda-feira, reduzimos nossa posição nessa ação de restaurante pela segunda vez em 2026, após um ganho de 15% no ano até agora. Essa decisão não foi motivada por uma desaceleração nos negócios da empresa, mas sim por preocupações relacionadas a quando a inflação da carne bovina finalmente irá recuar.
Como parte do clube de investimentos CNBC com Jim Cramer, os assinantes recebem um alerta comercial antes de Cramer realizar qualquer transação. Ele aguarda 45 minutos após enviar um alerta de negociação antes de comprar ou vender uma ação do portfólio de seu fundo. Se Jim discutiu uma ação na CNBC, ele espera 72 horas após emitir o alerta antes de executar a negociação.
As informações acima sobre o clube de investimentos estão sujeitas aos nossos termos e condições e à política de privacidade, bem como ao nosso aviso legal. Nenhuma obrigação fiduciária ou dever existe, ou é criada, em virtude do recebimento de qualquer informação fornecida em conexão com o clube de investimentos. Nenhum resultado ou lucro específico está garantido.
Fonte: www.cnbc.com