Medidas para Inibir Compras de Imóveis por Investidores
No dia 7 de janeiro de 2026, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou sua intenção de implementar ações “imediatas” com o objetivo de evitar que grandes investidores institucionais continuem adquirindo residências unifamiliares no país. Essa declaração indica uma mudança significativa na abordagem da política habitacional na América, especialmente em um cenário em que os preços e a acessibilidade à habitação estão sob intensa pressão.
Aproximação com o Congresso
Trump informou que a proposta será apresentada diretamente ao Congresso. Através de uma postagem na sua rede social, Truth Social, o presidente enfatizou o aspecto social da iniciativa, afirmando: “Vou pedir ao Congresso isso. As pessoas vivem em casas, não as corporações. Discutirei este tópico, incluindo novas propostas sobre habitação e acessibilidade, e muito mais, no meu discurso em Davos daqui a duas semanas”.
Acesso à Casa Própria e Críticas à Inflação
O presidente também ressaltou o agravamento do acesso à habitação própria nos Estados Unidos. Segundo suas declarações, embora a aquisição de um imóvel tenha sido tradicionalmente considerada “o ápice do sonho americano”, esse objetivo se tornou “fora do alcance” de uma parte significativa da população. Essa condição é atribuída à inflação, a qual Trump descreveu como “recorde”. A crítica reforça a relação entre o aumento dos preços dos imóveis e o cenário econômico geral, que se caracteriza por custos elevados de financiamentos e pela diminuição do poder de compra das famílias.
Siga-nos nas redes sociais
Fonte: br.-.com