Ataque a Embarcação de Cartel de Drogas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira que as Forças Armadas do país realizaram um ataque a uma embarcação pertencente a um cartel de drogas venezuelano, que estava em direção aos Estados Unidos. Este foi o segundo ataque dessa natureza ocorrido nas últimas semanas, focando em barcos suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas.
Detalhes do Ataque
Trump informou que três indivíduos foram mortos durante a operação militar, sublinhando que o incidente ocorreu em águas internacionais.
Em sua postagem na plataforma Truth Social, Trump disse: “Esta manhã, sob minhas ordens, Forças Militares dos EUA realizaram um SEGUNDO Ataque Cinético contra cartéis do tráfico de drogas e narcoterroristas extraordinariamente violentos e positivamente identificados na área de responsabilidade do SOUTHCOM.”
Ele também destacou que "esses cartéis de tráfico de drogas extremamente violentos representam uma ameaça à segurança nacional dos EUA, à política externa e aos interesses vitais dos EUA". Na publicação, acompanhada de um vídeo de cerca de 30 segundos, um barco aparece explodindo em um corpo d’água e subsequentemente pegando fogo. No entanto, Trump não forneceu evidências que comprovassem que a embarcação estivesse transportando drogas no momento do ataque.
Resposta da Venezuela
Até o momento, o Ministério das Comunicações da Venezuela não se manifestou em resposta ao ataque ou às declarações de Trump.
Reforço Militar dos EUA na Região
Esse ataque acontece em um contexto de intensificação da presença militar dos Estados Unidos no sul do Caribe. Relatos indicam que cinco aeronaves F-35 dos EUA foram avistadas aterrissando em Porto Rico no último sábado, após a determinação do governo Trump para o envio de 10 caças furtivos adicionais para a região.
O aumento da presença militar e as ações contra os cartéis de drogas refletem uma estratégia mais ampla da administração Trump voltada para o combate ao narcotráfico e à proteção dos interesses nacionais.