Declarações de Lula na Cúpula dos Países Amazônicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (22), durante a Cúpula dos Países Amazônicos, realizada em Bogotá, na Colômbia, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, age de maneira desconsiderando a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização das Nações Unidas (ONU) ou qualquer outro organismo internacional, ao criticar a postura unilateral dos EUA em questões climáticas.
Impacto das decisões unilaterais
Lula ressaltou que decisões isoladas, como as tomadas por Trump, prejudicam a governança mundial e comprometem a cooperação entre os países na agenda ambiental.
COP30 como um teste de compromisso
O presidente declarou que a COP30, marcada para setembro na Amazônia, representará um “teste de compromisso” para todos os países participantes, com ênfase especial nos Estados Unidos.
“É para ele mostrar se vai tratar essa COP com compromisso ou não. Se não houver seriedade, teremos que refletir sobre as medidas a serem tomadas no futuro para proteger o planeta”, afirmou Lula.
A importância da COP30
Em outra parte de sua fala, o presidente destacou que a COP30 deve ser a “COP da verdade”, onde cada país deve cumprir suas metas climáticas. “Poucos países se esforçam para tentar cumprir as decisões. Outros não dão a menor importância, e ainda há aqueles que, ao final da COP, negam a assinatura de acordos”, afirmou.