Trump apoia reinício da Three Mile Island com empréstimo de US$ 1 bilhão à Constellation

Financiamento ao Setor Nuclear

A administração Trump irá conceder um empréstimo no valor de $1 bilhão à Constellation Energy para reiniciar a central nuclear Crane Clean Energy Center, localizada na Pensilvânia, conforme afirmaram autoridades do Departamento de Energia na terça-feira.

Conhecida anteriormente como Three Mile Island Unit 1, a usina deve começar a gerar energia novamente em 2027. A Constellation anunciou planos para renomear e reiniciar o reator em setembro de 2024, por meio de um acordo de compra de energia com a Microsoft, que busca atender à demanda de sua infraestrutura de data center na região.

Histórico da Usina

A Three Mile Island Unit 1 interrompeu suas atividades em 2019, fazendo parte de um grupo de doze reatores que foram desativados nos últimos anos, já que a energia nuclear enfrentava dificuldades para competir com o preço acessível do gás natural. A usina está localizada no mesmo terreno da Three Mile Island Unit 2, que sofreu um derretimento parcial em 1979, no que é considerado o pior acidente nuclear da história dos Estados Unidos.

O empréstimo cobrirá a maior parte do custo estimado do projeto, que é de $1,6 bilhão. O primeiro desembolso à Constellation está previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2026, conforme informou Greg Beard, conselheiro sênior do Escritório de Programas de Empréstimos do Departamento de Energia, em uma coletiva com jornalistas. Beard acrescentou que o empréstimo conta com uma garantia da Constellation de que protegerá os recursos dos contribuintes.

As ações da Constellation tiveram uma alta de mais de 2% na negociação após o fechamento do mercado na terça-feira.

Apoio Federal e Preços de Eletricidade

O CEO da Constellation, Joe Dominguez, já havia sugerido um apoio financeiro federal anteriormente, ao informar investidores em setembro de 2024 que a empresa iria “avaliar opções como garantias de empréstimos e outras possibilidades que estarão disponíveis” para financiar o projeto. A Constellation é atualmente a maior operadora de usinas nucleares nos Estados Unidos.

Ao ser questionado sobre a razão pela qual a Constellation estava recebendo o empréstimo neste momento, Beard explicou que a empresa poderia ter concluído o projeto sem a ajuda do Departamento de Energia. No entanto, o financiamento auxiliará na redução dos custos da eletricidade para os consumidores que estão conectados à rede operada pela PJM Interconnection, que atende mais de 65 milhões de pessoas em 13 estados, segundo Beard.

“O que é importante para a administração é demonstrar apoio à energia acessível, confiável e segura nos Estados Unidos”, disse Beard aos jornalistas. “Esse empréstimo à Constellation permitirá uma diminuição nos custos de capital, tornando a energia mais barata para os consumidores da PJM.”

Aumento Demográfico na Demanda por Energia

Semanas atrás, o Secretário de Energia, Chris Wright, informou que o escritório de empréstimos de seu departamento utilizaria a maior parte dos seus recursos para apoiar a indústria nuclear. O ex-Presidente Donald Trump assinou quatro ordens executivas em maio com o objetivo de expandir significativamente a capacidade nuclear nova.

Os consumidores em diversos estados da região PJM estão enfrentando consideráveis aumentos nos preços da eletricidade, em decorrência da rápida elevação da demanda proveniente de data centers de inteligência artificial que já superam a oferta disponível.

“Queremos adicionar o máximo possível de eletricidade confiável e controlável à rede, a fim de interromper as altas nos preços da eletricidade”, afirmou Wright em uma coletiva de imprensa na terça-feira.

Reinício de Usinas Nucleares

A Crane Clean Energy Center é uma das três usinas nucleares desativadas nos Estados Unidos que buscam reiniciar suas operações nesta década, dependendo da aprovação da Comissão Reguladora Nuclear. A usina tinha a capacidade de fornecer energia para mais de 800 mil residências quando foi fechada em 2019, segundo informações da Constellation.

O Departamento de Energia está apoiando o reinício da usina nuclear Palisades, localizada no estado de Michigan, com um empréstimo de $1,5 bilhão à Holtec International. A NextEra Energy anunciou em outubro planos para reiniciar a usina nuclear Duane Arnold, em Iowa, por meio de um acordo com a unidade de Google da Alphabet.

Quando questionado se a NextEra receberá um empréstimo para a usina Duane Arnold, Beard respondeu à CNBC que as ordens executivas de Trump direcionam o Departamento de Energia a “priorizar o reinício de reatores nucleares”.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Municípios têm um começo promissor em 2026: onde Wall Street vê oportunidades.

Um importante avanço na disputa de Trump com o Fed deve ocorrer na próxima semana na Suprema Corte.

5 sinais de que você está exagerando na criação dos filhos – e como criar crianças resilientes.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais