Trump apoia uma mudança drástica na economia dos EUA

Proposta de Mudança na Prática de Relatórios Financeiros

Contexto da Proposta

Em mais uma tentativa de reformular a economia americana, o presidente Donald Trump manifestou apoio ao fim da prática de divulgação trimestral de resultados financeiros por parte de empresas públicas. Essa prática, que já se estende por várias décadas, é considerada por Trump uma forma obsoleta de gerenciamento que precisa ser transformada.

Impacto da Mudança

Essa proposta representa uma mudança significativa no panorama financeiro, buscando combater a mentalidade de curto prazo predominante nas altas esferas empresariais, que se concentram em satisfazer investidores. No entanto, essa mudança implicaria em uma redução nas informações oportunas sobre o mundo dos negócios e a economia real.

Declarações de Trump

Em uma postagem nesta manhã na plataforma Truth Social, Trump comentou que as empresas "não deveriam mais ser obrigadas a ‘reportar’ seus resultados em uma base trimestral", sugerindo que a frequência ideal para esses relatórios seria a cada seis meses. Ele argumentou que essa mudança economizaria dinheiro e permitiria que os gestores se concentrem em administrar adequadamente suas companhias. Trump mencionou ainda que, enquanto a China tem uma visão de longo prazo sobre a gestão de empresas, "nós administramos nossas empresas em uma base trimestral", chamando isso de "não bom".

Críticas ao Pensamento de Curto Prazo

A crítica ao foco excessivo no curto prazo não é nova; renomados executivos e investidores, como o CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, e o famoso investidor Warren Buffett, levantaram esse mesmo ponto em outras ocasiões. Além disso, Hillary Clinton, que foi adversária de Trump nas eleições presidenciais de 2016, já expressou estar "profundamente angustiada" com o "capitalismo trimestral".

Foco das Empresas

A preocupação prevalente é que as empresas na América Corporativa estão excessivamente concentradas em agradar o mercado de ações, que é conhecido pela sua volatilidade, em detrimento de desafios e oportunidades de longo prazo. Além disso, alguns especialistas indicam que os encargos regulatórios associados à divulgação trimestral de resultados podem ter contribuído de maneira significativa para a acentuada queda no número de empresas públicas nos Estados Unidos.

Aprovação do SEC

Trump destacou que a transição para relatórios semestrais ainda dependeria da aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), insinuando que esse seria um passo adicional que requereria a anuência dos reguladores financeiros. A SEC pode, portanto, ter a oportunidade de se pronunciar sobre essa mudança em breve.

Iniciativa do Long-Term Stock Exchange

De acordo com informações do jornal The Wall Street Journal, a Long-Term Stock Exchange, uma plataforma apoiada por investidores de peso como Andreessen Horowitz e Founders Fund, planeja solicitar à SEC a eliminação da exigência de relatórios trimestrais, propondo que as empresas apresentem seus resultados a cada seis meses. O CEO da bolsa, Bill Harts, afirmou que "ouvimos muito sobre como é excessivamente oneroso ser uma empresa pública", ressaltando que "esta é uma ideia cuja hora chegou".

Perspectiva Passada de Trump

Em 2018, Trump já havia incentivado a SEC a estudar a possibilidade de mudar para um sistema de relatórios semestrais, argumentando que isso permitiria "maior flexibilidade e economizaria dinheiro". No entanto, acionistas, economistas, responsáveis políticos e outros stakeholders passaram a depender dessas atualizações periódicas para uma compreensão mais precisa do desempenho dos grandes negócios.

Importância dos Relatórios Trimestrais

Os relatórios trimestrais, por exemplo, das companhias aéreas oferecem informações valiosas sobre variações na demanda de viagens, enquanto os resultados de grandes bancos podem prever perdas em empréstimos. Da mesma forma, os relatórios das grandes empresas de tecnologia elucidam a atual dinâmica do crescimento na área de inteligência artificial.

Consequências Potenciais

A transição para um período de relatório semestral poderia eventualmente atrasar essas percepções e exagerar os movimentos das ações durante mudanças na economia e nas diversas indústrias. A dependência de informações atualizadas pode ser um fator crucial em um cenário de mercado que se altera rapidamente.

Related posts

Sem resgate para bilionários das criptomoedas

Trump determina medidas sobre glyphosato; MAHA se opõe ao químico Roundup.

Resultados financeiros do Q4 2025 da Doordash (DASH)

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais