Trump celebra a colaboração do governo com a Intel e promete expandir negócios para apoiar empresas dos EUA

Participação do Governo na Intel

O presidente Donald Trump celebrou nesta segunda-feira (25) a nova participação do governo na Intel e afirmou estar determinado a promover mais iniciativas semelhantes. “Farei negócios como esse para nosso país o dia todo”, publicou no Truth Social.

Críticas e Expectativas

Trump declarou que “pessoas estúpidas” estão insatisfeitas com uma medida que, segundo ele, trará mais dinheiro e empregos para os Estados Unidos. “Adoro ver o preço das ações subir, tornando os EUA MAIS RICOS, E MAIS RICOS”, disse, ressaltando: “Mais empregos para a América!!! Quem não gostaria de fazer negócios assim?”

Detalhes da Medida

Mais cedo, o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, mencionou que a iniciativa envolvendo a Intel faz parte de uma estratégia mais ampla para criar um fundo soberano que poderia incluir mais empresas. Em um acordo que representa um maior envolvimento do governo federal com empresas privadas, a Casa Branca anunciou na sexta-feira que adquiriria uma participação de 10% na gigante dos semicondutores.

A fatia tem um valor estimado em US$ 8,9 bilhões, sendo parte financiada por verbas associadas ao CHIPS Act, enquanto o restante provirá de alocações governamentais separadas destinadas a programas de produção de chips seguros.

Envolvimento Governamental

Ainda que tenha enfatizado que o governo não intervirá nas operações da empresa, Hassett afirmou que a medida faz parte de um plano contínuo. “Acho que esta é uma circunstância muito, muito especial devido à enorme quantidade de recursos do CHIPS Act que estava entrando”, declarou Hassett, diretor do National Economic Council, em entrevista ao “Squawk Box” da CNBC.

“Mas o presidente deixou claro desde a campanha que acredita que, no final, seria ótimo se os EUA pudessem começar a construir um fundo soberano. Portanto, tenho certeza de que, em algum momento, haverá mais transações, se não neste, então em outros setores”, explicou o diretor.

Fundo Soberano

Trump assinou uma ordem no início de fevereiro para a criação de um fundo soberano, um mecanismo utilizado principalmente por países menores que possuem vastos recursos naturais, que serve como garantia financeira para transações. A Noruega lidera o setor, com cerca de US$ 1,8 trilhão em ativos, conforme dados do Sovereign Wealth Fund Institute. A China e vários países do Oriente Médio também possuem grandes fundos desse tipo.

Comparações Históricas

Ainda que a tomada de grandes participações do governo americano em empresas seja considerada incomum, não é uma ação inédita, ressaltou Hassett, mencionando os casos da Fannie Mae e da Freddie Mac após a crise financeira. “Não estamos absolutamente no negócio de escolher vencedores e perdedores”, acrescentou o diretor do National Economic Council. “Mas isso não é algo sem precedentes.”

Ele também enfatizou que a medida integra a estratégia da administração, que inclui tarifas para incentivar mais empresas a trazerem sua produção para os Estados Unidos.

Related posts

Nvidia se prepara para divulgar resultados enquanto realiza testes para o entusiasmo em torno da IA.

Crescimento da carteira de crédito dos bancos no Brasil é de 0,4% em julho, mantendo uma taxa anual de 10,7%

Intenção de investimento na construção chega ao menor patamar em 28 meses e confiança do setor continua em declínio.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais