Trump interrompe negociações comerciais com o Canadá após vídeo provocativo.

Negociações Comerciais entre EUA e Canadá Encerradas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na última quinta-feira, 23, que todas as negociações comerciais com o Canadá foram concluídas. Sua afirmação ocorreu após um que ele considerou um “anúncio fraudulento”, que apresentava o ex-presidente Ronald Reagan fazendo críticas às tarifas impostas.

Imposição de Tarifas e Resposta de Ottawa

No início deste ano, Trump implantou tarifas sobre produtos canadenses como aço, alumínio e automóveis, levando o governo canadense a adotar medidas correspondentes. As duas nações estavam em conversações há semanas para tentar chegar a um acordo envolvendo os setores de aço e alumínio.

Trump, em uma postagem em sua rede social, afirmou: “Com base em seu comportamento ultrajante, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO ENCERRADAS”.

Reação a Anúncio de Ontário

O primeiro-ministro da província de Ontário, Doug Ford, revelou que um anúncio produzido por sua administração, que transmitia uma mensagem contrária às tarifas, chamou a atenção de Trump. O vídeo apresentava Reagan, um membro do Partido Republicano, criticando as tarifas sobre produtos estrangeiros e enfatizando que essas taxas resultavam em perda de empregos e em guerras comerciais.

Ford comentou: “Ouvi dizer que o presidente viu nosso anúncio. Tenho certeza de que ele não ficou muito feliz”.

A Fundação Ronald Reagan e Possíveis Ações Legais

A Fundação Presidencial Ronald Reagan se pronunciou na noite de quinta-feira, afirmando que o governo de Ontário estava utilizando trechos seletivos de áudio e vídeo de Reagan, avaliando opções legais para lidar com a situação. A fundação declarou: “O anúncio deturpa o discurso presidencial de Reagan, proferido em 1987, e o governo de Ontário não solicitou nem recebeu permissão para usar e editar os comentários”.

Postura do Governo Canadense e Ameaças Tarifárias

Em relação ao incidente, o governo canadense não fez comentários imediatos. Trump tem utilizado tarifas como ferramenta de pressão contra diversos países e, sua guerra comercial, elevou as tarifas dos Estados Unidos aos níveis mais altos desde a década de 1930. Além disso, ele frequentemente ameaça novas tarifas, algo que gera apreensão entre empresas e economistas.

Declaração do Primeiro-Ministro Canadense

Mark Carney, primeiro-ministro canadense, declarou a repórteres na quinta-feira que o Canadá não permitirá acesso injusto dos Estados Unidos a seus mercados, caso as negociações de vários acordos comerciais com Washington não cheguem a um resultado positivo.

Está previsto que no próximo ano, Estados Unidos, Canadá e México revisem o acordo de livre comércio continental que foi firmado em 2020.

Fonte: www.moneytimes.com.br

Related posts

Um Ano Antes das Eleições, COP30 Desafia Lula e o Brasil a Apresentar Resultados Sustentáveis

Vale (VALE3) mantém sua ascensão sem limites e continua a surpreender.

Méliuz (CASH3) registra lucro líquido de R$ 15,3 milhões no 3T25, com crescimento de 12%

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais