Apoio de Donald Trump ao Primeiro-Ministro Mark Carney
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou seu apoio ao primeiro-ministro canadense, Mark Carney, após a assinatura de um acordo comercial preliminar com a China. Este acordo tem como objetivo a redução de tarifas sobre veículos elétricos e produtos de canola.
Declarações de Donald Trump
"É isso que ele deveria estar fazendo. É bom que ele assine um acordo comercial. Se você puder fazer um acordo com a China, deve fazer isso", afirmou Trump a jornalistas na Casa Branca na sexta-feira, dia 16.
Anúncios de Mark Carney
Na mesma data, o primeiro-ministro Mark Carney anunciou a diminuição das tarifas, além da formalização de novos acordos comerciais e de investimento com a China. Isso ocorreu após uma reunião em Pequim com o presidente chinês, Xi Jinping.
Parceria Estratégica
As novas medidas fazem parte de uma "parceria estratégica" entre Canadá e China, com ênfase em setores como energia, agroalimentos e comércio.
Principais Concessões do Acordo
Entre os principais pontos do anúncio feito por Carney, destaca-se que o Canadá permitirá a entrada de até 49 mil veículos elétricos provenientes da China no mercado canadense, com uma Tarifa de Nação Mais Favorecida (TNMF) estabelecida em 6,1%.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br