Proposta de Túnel Ferroviário Entre Rússia e EUA
Sugestão do Enviado Kremlin
Um enviado do Kremlin sugeriu que a Rússia e os Estados Unidos deveriam considerar a construção de um túnel ferroviário, denominado “Putin-Trump”, sob o Estreito de Bering. Segundo a proposta, a obra teria como finalidade conectar os dois países, possibilitar a exploração conjunta de recursos naturais e simbolizar unidade entre as nações.
Detalhes do Projeto
Kirill Dmitriev, que ocupa a posição de enviado de Investimentos do presidente Vladimir Putin e é também chefe do fundo soberano da Rússia, o RDIF, propôs um projeto com custo estimado de US$ 8 bilhões. O financiamento viria de Moscou junto com “parceiros internacionais”. O projeto prevê a construção de uma ligação ferroviária e de carga com extensão de 112 quilômetros a ser concluída em um período inferior a oito anos.
Reação de Donald Trump
Em uma entrevista concedida a jornalistas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a ideia como “interessante” e informou que sua equipe avaliaria a proposta. A sugestão de Dmitriev foi feita após uma conversa telefônica entre Putin e Trump, onde se discutiu a possibilidade de se reunir em Budapeste com o intuito de encontrar formas de encerrar a guerra na Ucrânia.
Histórico da Conexão EUA-Rússia
Dmitriev mencionou que a ideia de criar uma ligação entre os Estados Unidos e a Rússia através do Estreito de Bering se reflete em planos antigos, com menções que datam desde a ferrovia Sibéria-Alasca em 1904 até uma proposta russa apresentada em 2007. Ele afirmou que o RDIF revisou propostas anteriores, incluindo uma que ligava os EUA, Canadá, Rússia e China, e se comprometeu a apoiar a alternativa mais viável.
Características do Estreito de Bering
O Estreito de Bering, que possui uma largura de apenas 82 quilômetros em seu ponto mais estreito, separa a pouco populosa região russa de Chukotka do Alasca. Há mais de 150 anos, já existiam ideias sobre a possibilidade de conexão entre essas áreas. As ilhas Diomede, uma pertencente à Rússia e outra aos EUA, estão no meio do estreito e estão separadas por uma distância de apenas 4 quilômetros.
Colaboração com Empresas Norte-Americanas
Dmitriev também estabeleceu contato com Steve Witkoff, enviado especial de Trump, sugerindo que grandes empresas de energia dos Estados Unidos poderiam participar dos projetos russos no Ártico. Ele propôs que a construção do túnel fosse realizada pela The Boring Company, uma firma americana especializada em construção de túneis e de propriedade do bilionário Elon Musk.
Custo e Tecnologia do Projeto
Segundo Dmitriev, a realização da conexão entre os EUA e a Rússia por meio do túnel, que terá uma extensão de aproximadamente 70 milhas, poderia ser uma afirmação de unidade. Embora os custos tradicionais possam ultrapassar US$ 65 bilhões, a tecnologia da empresa de Musk poderia reduzir esse montante para menos de US$ 8 bilhões. Dmitriev expressou sua visão em uma postagem no X, direcionada ao empresário.
Desafios da Infraestrutura
Além do túnel em si, a construção e a modernização da infraestrutura em ambos os lados do estreito representariam um investimento significativo. As estradas e ferrovias já existentes em Chukotka são extremamente limitadas, o que tornaria relevante a melhoria da infraestrutura na região.
Memória de Propostas Anteriores
Dmitriev também recordou que, durante a Guerra Fria, houve um projeto que visava criar uma “Ponte da Paz Mundial Kennedy-Khrushchev” sobre o estreito. Ele compartilhou um esboço da proposta antiga e um gráfico que mostrava o potencial trajeto do novo túnel.
Investimentos Anteriores do RDIF
O RDIF já executou investimentos relevantes, como a construção da primeira ponte ferroviária entre a Rússia e a China. Dmitriev concluiu afirmando que agora seria o momento adequado para avançar e conectar os continentes pela primeira vez na história da humanidade, enfatizando a importância de unir a Rússia e os Estados Unidos.
Fonte: www.moneytimes.com.br