Tensão Comercial entre União Europeia e China
Reuniões para Reduzir Tensões
Autoridades da União Europeia e da China estão agendadas para se reunir em Bruxelas na próxima semana. O objetivo dessas conversações é atenuar as tensões comerciais, com foco na recente ampliação dos controles da China sobre as exportações de terras raras. Esses controles representam uma ameaça significativa a importantes setores da produção da União Europeia, especialmente a indústria automotiva.
Participantes das Conversas
O comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, e o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, participaram de uma chamada de vídeo de duas horas na terça-feira (28). Durante essa chamada, foi acordado que uma delegação de autoridades chinesas comparecerá a Bruxelas para as discussões.
Detalhes dos Encontros
A Comissão Europeia anunciou na sexta-feira (24) que haverá uma série de reuniões presenciais e virtuais na próxima semana, sob a denominação "Diálogo de Controle de Exportação". É importante destacar que nem Sefcovic nem Wang estarão presentes pessoalmente nesses encontros.
Questões que Geram Tensão
Durante a conversa entre Sefcovic e Wang, diversas questões foram levantadas, as quais estão exacerbando as tensões comerciais entre os dois lados. Dentre os tópicos discutidos estão: as exportações de terras raras, as tarifas da União Europeia sobre veículos elétricos provenientes da China e a apreensão de uma fábrica de chips chamada Nexperia, que é de propriedade chinesa e foi confiscada na Holanda.
Importância das Terras Raras
As 17 terras raras, sendo que 12 delas têm restrições de exportação, são essenciais para uma variedade de produtos que vão desde veículos elétricos até motores de aeronaves e radares militares. A China é responsável pela produção de aproximadamente 90% das terras raras que são processadas globalmente, além de ser a principal fornecedora de ímãs de terras raras.
Queixas da China
A China possui queixas a respeito das práticas da União Europeia, embora o bloco tenha sido, em parte, inadvertidamente envolvido nas disputas comerciais entre Washington e Pequim. Isso sugere um complicado cenário nas relações comerciais que envolve múltiplos atores.
Impacto dos Controles de Exportação
Os controles de exportação, que estão em vigor desde abril, resultaram em uma escassez global de materiais. No entanto, uma série de acordos firmados com a Europa e os Estados Unidos ajudou a aliviar a situação de fornecimento que estava se tornando crítica.
Pendências nos Pedidos de Licença
Apesar dos esforços para gerenciar a crise, a Comissão Europeia relatou que, dos 2 mil pedidos prioritários de licenças de exportação provenientes de empresas da União Europeia, pouco mais da metade foi processada até o momento. Essa situação evidencia a complexidade e a urgência das questões que precisam ser abordadas nas futuras reuniões entre as autoridades da UE e da China.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br