Vance critica Renee Nicole Good pela nova tragédia em Minneapolis

Vice-Presidente Atribui Culpas a Renee Nicole Good por Tiroteio em Minneapolis

O Vice-Presidente JD Vance responsabilizou Renee Nicole Good pela sua morte em um tiroteio envolvendo um agente da ICE em Minneapolis. A declaração foi feita mesmo enquanto a morte de Good permanece sob investigação por autoridades federais e estaduais.

“Uma tragédia? Absolutamente. Mas uma tragédia que recai sobre esta mulher e todos os radicais que ensinam as pessoas que a imigração é o único tipo de lei com a qual os manifestantes podem interferir”, escreveu Vance em um post no Twitter.

Conflito com Agentes da ICE

O vice-presidente estava respondendo a um advogado de direitos civis que afirmou que um vídeo mostrava que os agentes de imigração provocaram o confronto com Good. “A manipulação da narrativa é absurda e eu não irei aceitar isso. Este homem estava apenas fazendo seu trabalho”, afirmou Vance. “Ela tentou impedi-lo de fazer seu trabalho. Quando ele se aproximou do carro dela, ela tentou atingi-lo.”

Good, de 37 anos, foi baleada na quarta-feira enquanto começava a se afastar de agentes da U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) em uma rua residencial, após os agentes a instruírem a sair de seu SUV, que estava bloqueando a via pela qual estavam se deslocando.

Um agente que se posicionou à frente do veículo antes que ela se movesse disparou várias vezes enquanto o SUV avançava em sua direção.

Alegações de Terrorismo Doméstico

A Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, declarou que Good, que possui um filho pequeno, estava se engajando em “terrorismo doméstico” e tentava deliberadamente atropelar os agentes da ICE.

O Governador do Minnesota, Tim Walz, e o Prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticaram essa alegação, afirmando que ela contradiz as evidências em vídeo. Frey chamou as declarações do DHS de “absurdas” e “uma narrativa ridícula”.

Reações da Comunidade Legal

Jenin Younes, diretora jurídica nacional do American-Arab Anti-Discrimination Committee, comentou no Twitter: “O vídeo mostra que o volante dela está virado para a direita, claramente uma tentativa de sair sem atingir ninguém e desviar do oficial que estava posicionado na frente do carro.”

“Esse oficial teve tempo para se mover para o lado, que é onde ele estava quando disparou contra ela”, escreveu Younes. “Nem mesmo um policial real teria o direito de disparar nela por tentar fugir. Isso é bem estabelecido na jurisprudência; força letal não pode ser utilizada simplesmente para impedir que alguém fuja.”

Respostas e Críticas de Líderes Partidários

Vance, em sua resposta ao tweet de Younes, afirmou: “Isso é ridículo.” O vice-presidente insistiu que “este advogado de defesa está fazendo uma distinção sem sentido entre um agente da ICE e um ‘policial de verdade’.”

“Novamente, você não pode interromper uma operação de cumprimento da lei, que é exatamente o que essa mulher estava fazendo. O oficial não disparou sua arma para impedir que ela fugisse”, acrescentou Vance. “Quando ele disparou sua arma, ela havia apontado o veículo para ele e acelerado. Ele disparou em legítima defesa, e outros ângulos do vídeo mostram que a mulher *claramente* atingiu o oficial com seu carro enquanto acelerava.”

A conta da DNC no X, em resposta a Vance, afirmou: “Todos nós sabemos o que vimos.”

O Líder da Minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, D-NY, durante uma coletiva de imprensa na manhã de quinta-feira, afirmou que “o assassinato de Renee Nicole Good foi uma abominação, uma desgraça, e o sangue está claramente nas mãos daquelas pessoas dentro da administração que têm promovido uma política extrema que nada tem a ver com a aplicação da imigração relacionada à remoção de criminosos violentos deste país.”

O Líder da Minoria no Senado, Chuck Schumer, também um democrata de Nova York, comentou que ao assistir ao vídeo de Good sendo baleada, “parecia que seu estômago estava sendo golpeado.” Ele disse: “Ao olhar o vídeo, não parecia haver justificativa para o que esses agentes fizeram.” Afirmou que, “precisa haver uma investigação completa em nível federal, embora eu tenha pouca fé no FBI para realizar uma investigação justa, ou no DHS, mas também a nível local.”

Entretanto, uma campanha no GoFundMe, criada para apoiar a esposa e o filho de Good, já havia alcançado quase 540 mil dólares em doações até as 11h, horário do Leste dos EUA, na quinta-feira.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Trump exige $1 bilhão por membro para permanecer no Conselho da Paz.

Pentágono se prepara para enviar 1.500 tropas para possível implantação em Minnesota

É improvável que a Suprema Corte revogue as tarifas de Trump.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais