Veja a programação e as previsões dos principais indicadores econômicos divulgados na segunda-feira (13/10).

Boletim Focus, Setor de Serviços e Indicadores de Inflação nos EUA e China

Introdução

A segunda-feira, 13 de outubro, começa com intensa movimentação para os mercados globais. A divulgação de diversos indicadores econômicos relevantes pode impactar a Bolsa, as taxas de juros, o câmbio e os títulos públicos no Brasil e no exterior. O foco, neste dia, estará voltado para o Boletim Focus, que será divulgado às 08h25, e para o crescimento do setor de serviços, cujo dados mensais e anuais referentes a agosto estão programados para serem apresentados às 09h00.

Expectativas do Setor de Serviços no Brasil

O mercado projeta que o crescimento mensal do setor de serviços fique em 0,3%, valor que se iguala ao do mês anterior. Em relação ao crescimento anual, a expectativa é de 2,8%, o que indica uma estabilidade em comparação ao resultado anterior. Esses números são significativos, pois possuem potencial de afetar a interpretação sobre o ritmo do crescimento econômico do Brasil e a trajetória da taxa Selic.

Indicadores Econômicos nos EUA

Nos Estados Unidos, os investidores continuam a monitorar os efeitos do shutdown, que já dura 12 dias. Entre os principais indicadores que serão divulgados ao longo do dia, destacam-se o Índice de Tendência de Emprego, programado para às 08h00, e o dado sobre Gastos de Construção, também às 08h00, que é projetado em -0,1%, repetindo o resultado do mês de agosto. Além disso, às 11h00, haverá a divulgação dos resultados das Vendas no Atacado, com expectativa de alta de 1,4%.

Discursos de Autoridades Monetárias

Ainda nos Estados Unidos, está programada uma sequência de discursos de autoridades monetárias, incluindo Paulson, com fala prevista para às 13h10, Powell às 12h30, e membros do Federal Reserve, como Waller e Collins, que falarão às 16h25 e 16h30, respectivamente. Esses pronunciamentos têm potencial para gerar volatilidade nos mercados de ações, títulos e câmbio, especialmente considerando o impasse fiscal vigente em Washington.

Dados Econômicos na China

Na China, os dados referentes ao comércio exterior e à inflação devem captar a atenção dos investidores. Às 00h00, serão divulgadas as estatísticas de Exportações e Importações, com projeções anuais de 6,0% e 1,5%, tendo em mente os números anteriores de 4,4% e 1,3%. A balança comercial está esperada em USD 98,96 bilhões, ante 102,33 bilhões anteriores. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) mensal, programado para às 22h30, é projetado a uma ligeira alta de 0,2%, em contraste com a queda anterior de -0,4%.

Indicadores na Europa

Na Europa, a Alemanha divulgará indicadores de preços no atacado às 03h00, com expectativas de um acumulado anual de 0,7% e -0,6% no mensal. Isso reforça a necessidade de monitorar a inflação ao produtor. Adicionalmente, estão agendados leilões de títulos alemães e franceses, às 06h30 e 10h00. O saldo das transações correntes da zona do euro, que será apresentado às 09h00, traz uma referência de 14,8 bilhões.

Mercados no Reino Unido

No Reino Unido, os dados de varejo do British Retail Consortium (BRC), que serão divulgados às 20h01, juntamente com discursos do Banco da Inglaterra (BoE) às 16h10, poderão influenciar a libra e os mercados de renda fixa locais. O índice ZEW da Alemanha, programado para divulgação às 06h00, poderá fornecer insights sobre a percepção econômica, com expectativas de 37,3, frente aos 26,1 registrados no mês anterior.

Indicadores da Ásia e Oceania

Na região da Ásia e Oceania, um ponto importante será o PIB trimestral de Singapura, que será divulgado às 21h00, com um crescimento anual de 4,4%. Além disso, as publicações do Banco de Reserva da Austrália (RBA), programadas para as 21h30, incluirão atas da política monetária e indicadores de confiança empresarial do NAB. O mercado está projetando uma leve estabilidade em vários indicadores de confiança, fato que poderá influenciar a percepção sobre a trajetória dos juros na região.

Novos Dados na Nova Zelândia e Japão

Na Nova Zelândia, os indicadores secundários incluem o desempenho no setor de serviços, agendado para às 18h30, com projeção de 47,5, além das vendas no varejo, que têm uma expectativa de crescimento anual de 0,9% e mensal de 0,7%. Esses dados são considerados um termômetro para o consumo interno, com possíveis impactos em moedas e ações locais. No Japão, a divulgação da massa monetária M2, programada para às 20h50, e do agregado M3 poderá fornecer pistas sobre a liquidez no mercado. Os dados do PIB trimestral de Singapura também têm potencial para influenciar decisões de investimento em toda a região do Sudeste Asiático.

Conclusão

Para os investidores, a combinação de dados do Brasil e dos Estados Unidos será fundamental na definição dos movimentos nos mercados globais, especialmente considerando o impacto do shutdown americano, as expectativas em torno do Boletim Focus e os resultados do setor de serviços. Embora os dados da Europa e da Ásia ofereçam suporte analítico, o foco principal permanece nas informações que poderão determinar a trajetória das taxas de juros e do câmbio.

Acompanhe a divulgação dos indicadores econômicos em tempo real através do Calendário Econômico.

Fonte: br.-.com

Related posts

EUA buscam evitar conflitos com a China, afirma Trump após reação de Pequim.

JD Vance afirma ter ficado “surpreso” com as decisões da China em relação a minerais raros.

China deve responder aos EUA e intensificar a guerra comercial, afirma especialista.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais