A B3 e os bancos vão pular carnaval?
Apesar de o mercado financeiro estar em constante movimento, o Carnaval traz um breve alívio durante a temporada de resultados trimestrais. Nos dias de festa, muitos investidores e economistas encontram um momento de pausa.
Na região da Faria Lima e no centro de São Paulo, onde se localiza a bolsa brasileira, a B3, é comum observar uma movimentação diferente. Os escritórios, tradicionalmente cheios, esvaziam-se, enquanto as ruas se enchem de foliões.
No entanto, nem todos desfrutam dessa pausa. De acordo com as informações divulgadas, a B3 não realizará negociações no dia 16 de fevereiro, segunda-feira, e no dia 17 de fevereiro, terça-feira, para os mercados de renda variável. Isso inclui ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, derivativos e renda fixa privada. A divulgação de balanços também ficará suspensa entre os dias 16 e 20 de fevereiro. As atividades de negociação e registro retornarão normalmente na Quarta-feira de Cinzas, dia 18 de fevereiro, a partir das 13h.
Os bancos também seguirão um cronograma similar. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nos dias 16 e 17 de fevereiro. O atendimento será retomado na Quarta-feira de Cinzas, dia 18, a partir do meio-dia. Entretanto, as transferências via PIX continuarão disponíveis 24 horas, em operação regular.
Para os que estão preocupados com a quitação de contas, a Febraban informou que boletos de cobrança e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias 16 e 17 poderão ser pagos no dia 18, sem quaisquer acréscimos financeiros. Além disso, para evitar surpresas financeiras relacionadas a tributos, a federação recomenda que pagamentos de impostos sejam feitos de forma antecipada, prevenindo a incidência de juros e multas.
Transporte público aberto 24 horas por dia
No que diz respeito ao transporte público, a Estação Palmeiras-Barra Funda permanecerá aberta para embarques 24 horas durante o período carnavalesco, desde sexta-feira, dia 13, até a transição entre domingo e segunda-feira, dia 16 de fevereiro.
Durante o pré-carnaval, a estação também ficará disponível entre sábado e domingo, assim como ocorrerá no pós-carnaval, nas madrugadas do dia 21 para o dia 22 de fevereiro. Esse ponto de embarque oferece acesso às linhas 11 (Coral), 7 (Rubi), 10 (Turquesa), 3 (Vermelha), 8 (Diamante) e ao expresso que liga a estação ao Aeroporto da CPTM. Outras estações funcionarão apenas para desembarques e transferências durante a madrugada, mantendo serviços normais no horário comercial.
Além disso, ônibus operam com duas linhas especiais que conectarão o Sambódromo a estações de Metrô. As linhas comuns de ônibus contarão com trajetos alternativos, que podem ser conferidos no site especial dedicado ao evento: www.sptrans.com.br/carnaval.
E os Correios?
Para aqueles que aguardam a chegada de pacotes, é recomendável que esperem pela entrega até sexta-feira, dia 13. Assim como os bancos, os Correios também interromperão suas atividades nos dias 16 e 17 de fevereiro, em função do Carnaval.
O funcionamento será normalizado na Quarta-feira de Cinzas, dia 18, a partir do meio-dia. Durante esse intervalo, os clientes poderão interagir com a Atendente Virtual dos Correios, denominada Carol. O retorno do atendimento humano será feito junto à normalização das demais atividades no dia 18.
Fonte: www.moneytimes.com.br