Votação parlamentar no Japão impulsiona ações de terras raras na Austrália

Mercados Asiáticos em Alta

Desempenho dos Índices da Coreia do Sul

O índice Kospi da Coreia do Sul subiu mais de 2% nesta terça-feira, alcançando um sexto recorde consecutivo, em meio a um otimismo crescente sobre um iminente acordo comercial com os Estados Unidos. As ações sul-coreanas têm apresentado uma tendência de alta desde que o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, informou em uma entrevista exclusiva à CNBC que Washington está “próximo de finalizar” as negociações comerciais com o país asiático.

Detalhando a situação, Bessent declarou: "O diabo está nos detalhes, mas estamos resolvendo esses pormenores." Desde o início do ano, o índice Kospi apresentou uma alta de aproximadamente 61%.

As ações do setor automotivo contribuíram para essa valorização. Os papéis da Hyundai Motor aumentaram 6,45%, enquanto a Kia Corp teve um acréscimo de 4,28%. A Samsung Electronics, um dos pesos pesados do mercado, também viu suas ações subirem 1,73%.

Situação do Mercado no Japão

O índice Nikkei 225, referência do Japão, avançou 1,5%, atingindo um novo recorde, após encerrar em alta máxima histórica na segunda-feira. O índice Topix também registrou uma valorização de 0,73%, alcançando uma nova alta.

Os mercados mais amplos da região Ásia-Pacífico também começaram a sessão em alta, acompanhando os ganhos de Wall Street, impulsionados pela valorização das ações da Apple.

Os investidores estão atentos à votação parlamentar no Japão, que deverá culminar na provável nomeação de Sanae Takaichi como a próxima primeira-ministra do país, após o partido de oposição de direita, o Japan Innovation Party, anunciar que está disposto a apoiar sua candidatura ao cargo.

Desempenho da Bolsa na Austrália

Na Austrália, o índice ASX/S&P 200 subiu 0,50%. As ações das empresas de terras raras do país ganharam destaque após o primeiro-ministro Anthony Albanese e o presidente dos EUA, Donald Trump, assinarem um acordo sobre minerais críticos nesta terça-feira, com o objetivo de contrabalançar a dominância da China.

Especificamente, a Lynas Rare Earths teve um aumento de 3,8%, enquanto a Iluka Resources registrou um salto de quase 6%. A Pilbara Minerals viu suas ações subirem 4,7%. O desempenho da VHM foi ainda mais impressionante, com uma alta superior a 30%, enquanto as ações da Northern Minerals cresceram quase 15%.

Mercado em Hong Kong

O índice Hang Seng de Hong Kong valorizou-se em 1,17% nas primeiras negociações, enquanto o índice de tecnologia Hang Seng registrou uma alta de 1,84%. Na China continental, o CSI 300 subiu 0,3%.

As ações listadas em Hong Kong da CATL, fabricante de baterias, apresentaram um crescimento de 4,73% após a divulgação de resultados financeiros robustos para o terceiro trimestre, na qual a empresa obteve um lucro líquido de 18,5 bilhões de yuan (equivalentes a US$ 2,6 bilhões), o que representa um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Fechamento dos Mercados Indianos

Os mercados indianos estão fechados devido a um feriado nacional.

Expectativas nos Mercados dos EUA

As futuras ações dos EUA mostraram pouca alteração nas primeiras horas de negociação na Ásia, à frente de uma semana movimentada em termos de resultados financeiros de grandes empresas e dados sobre inflação.

Durante a noite anterior, os três principais índices da bolsa nos Estados Unidos subiram, impulsionados pelo avanço das ações da Apple, que foram upgradeadas pela Loop Capital de hold para buy.

O índice Dow Jones Industrial Average encerrou o dia com alta de 515,97 pontos, ou 1,12%, fechando em 46.706,58 pontos. O S&P 500 também apresentou um crescimento de 1,07%, terminando em 6.735,13 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançou 1,37%, fechando em 22.990,54 pontos.

As informações financeiras foram compiladas por uma equipe de repórteres da CNBC, incluindo Sean Conlon e Pia Singh.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

CEO da Axon Enterprise aborda aquisições de linhas de emergência

O que pode movimentar o mercado na próxima sessão de negociação.

A Principal Razão Pela Qual as Pessoas Se Divorciam, Segundo o Advogado de Emily Ratajkowski

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais