O Crescimento da Palantir Technologies
Kyle Dijamco é um entusiasta da Palantir Technologies, uma empresa de tecnologia em defesa cuja base de investidores individuais tem crescido rapidamente. Baseado em Los Angeles, o profissional de marketing fez um investimento significativo nas ações da companhia, aumentando sua exposição após um recuo no início deste ano. Atualmente, sua posição é de aproximadamente 25 mil dólares.
Expectativas e Compras de Investidores Individuais
Dijamco destacou: "É uma ação empolgante para se ter." Ele faz parte de um grupo crescente de investidores que injetaram bilhões de dólares nas ações da Palantir em 2025, conforme dados da VandaTrack. O notável crescimento das ações nos últimos anos, impulsionado pelo boom da inteligência artificial, consolidou a Palantir como uma estrela indiscutível no mundo do investimento de varejo, mesmo diante das incertezas sobre sua avaliação no mercado.
Os investidores individuais estavam a caminho de adquirir quase 8 bilhões de dólares em ações da Palantir até o final de 2025, segundo dados da Vanda até 8 de dezembro. Este valor representa um crescimento de mais de 80% em relação ao ano anterior e reflete um aumento superior a 400% comparado a 2023.
Popularidade das Ações da Palantir
Os dados da Vanda mostram que a Palantir está a caminho de se tornar a quinta ação mais comprada em 2025. No ranking, ela fica atrás apenas de grandes nomes como Tesla e Nvidia, além de populares ETFs como o SPDR S&P 500 ETF Trust (SPY), que acompanha o desempenho do mercado americano.
Viraj Patel, vice-chefe de pesquisa da Vanda, comentou: "Tem sido excelente. A Palantir se juntou a esse grupo de empresas símbolo da tecnologia de IA."
Uma Empresa ‘Insana’
A Palantir alcançou a atenção dos investidores de varejo à medida que suas ações dispararam. Em 2025, as ações subiram mais de 150%, e a empresa está a caminho de registrar seu terceiro ano consecutivo de ganhos de três dígitos.
Nos últimos três anos, as ações da Palantir dispararam quase 3.000%, superando os ganhos de aproximadamente 80% do S&P 500 e mais de 120% do Nasdaq Composite nesse mesmo período.
Desde sua estreia no mercado em 2020, a Palantir tem sido vista como uma empresa enigmática devido ao seu trabalho com entidades públicas e privadas.
Em termos gerais, a Palantir auxilia tanto governos quanto grandes corporações a organizarem seus dados. Além de ser considerada uma beneficiária do impulso em direção à adoção da inteligência artificial, a empresa é vista como uma vencedora nas prioridades da administração Trump, que buscou aumentar a eficiência do governo federal e reforçar a defesa nacional.
Paxton Earl, um banqueiro de investimento que se dedica a software, observou: "A piada por um bom tempo sempre foi: ‘O que a Palantir realmente faz?’" Depois de estudar melhor a empresa, ele comentou: "Isso é um negócio realmente insano. É muito bom."
Earl descobriu que a receita da empresa é mais diversificada em comparação com seu trabalho militar do que ele inicialmente acreditava. Ele também notou que a Palantir colabora com marcas voltadas para o consumidor, como Ferrari e Wendy’s.
Reações do Mercado e Vendas Ações
Um residente de San Diego, Earl adquiriu mais ações após o relatório de ganhos do terceiro trimestre, divulgado no início de novembro. Naquele mês, as ações da Palantir caíram 16%, enquanto os investidores se desfaziam de suas ações de IA devido a preocupações com avaliação, resultando no pior desempenho mensal da empresa em mais de dois anos.
Wall Street atribuiu a venda em massa a um lucro de realização e a preocupações mais amplas sobre a saúde do comércio de IA. Dados da Vanda indicaram que grande parte da compra de ações da Palantir por investidores individuais ocorreu nos primeiros nove meses do ano, esfriando depois a medida que o receio de uma bolha em IA aumentou.
Um ‘Romance’ com os Investidores de Varejo
A Palantir tem feito esforços para conquistar investidores individuais como Earl. Enquanto outras empresas notáveis geralmente reservam as sessões de perguntas e respostas das chamadas de ganhos apenas para analistas de Wall Street ou jornalistas, a Palantir também aceita perguntas de investidores de varejo. Em um vídeo anual gravado em uma trilha de esqui no final do ano passado, o CEO Alex Karp fez uma menção especial a esses pequenos acionistas.
Karp expressou: "Sou extremamente grato a todos vocês, investidores individuais, que dedicaram seu tempo e coragem para ir além de platitudes convencionais e ultrapassadas."
As ações da Palantir se tornaram um tema popular no fórum WallStreetBets no Reddit, onde, em diversos dias de 2025, foram as mais mencionadas na plataforma, de acordo com a empresa de rastreamento de ações meme Breakout Point. Ivan Ćosović, diretor executivo da Breakout Point, afirmou que a Palantir "tem sido um romance duradouro com o WallStreetBets."
Hesitação do Grande Capital
Enquanto isso, Wall Street não demonstrou a mesma empolgação que os investidores de varejo. A média dos analistas consultados pela LSEG tem uma classificação de manutenção para as ações, e muitos expressaram apreensão em relação ao múltiplo do estoque.
A avaliação da Palantir tornou-se um "não-iniciante" para clientes institucionais, conforme Gil Luria, chefe de pesquisa em tecnologia da D.A. Davidson. As ações da empresa têm um múltiplo em torno de 450 vezes os lucros, muito acima da média do S&P 500, que gira em torno de 28 vezes.
Por outro lado, Luria observou que os investidores de varejo provavelmente se sentem atraídos pela "ambiciosa" missão da Palantir de desempenhar um papel na defesa dos Estados Unidos. Esses investidores comuns também têm a tendência de se entusiasmar com Karp, que, segundo Luria, se assemelha a Elon Musk, CEO da Tesla, por sua habilidade em vender uma visão de negócios. Entretanto, Luria notou que Karp não gerou a mesma quantidade de controvérsia.
Comparações com a Tesla e Críticas
Luria traçou paralelos entre a Palantir e as ações da Tesla de dez anos atrás, quando a montadora apresentava um futuro focado em veículos elétricos. Enquanto as ações da Tesla dispararam cerca de 3.000% na última década, o S&P 500 cresceu mais de 230% no mesmo período.
A questão que surge, segundo Luria, é se os investidores de varejo que apoiaram a Tesla há uma década estão novamente certos sobre a Palantir.
Os resultados financeiros da Palantir têm sido predominantemente fortes nos últimos anos. O relatório do segundo trimestre, divulgado em agosto, superou as estimativas do mercado e elevou as expectativas para o ano todo devido ao crescimento gerado pela IA. Luria relembra que isso o fez questionar se seria o momento de investir, apesar do alto múltiplo.
Luria relatou: "Até nós, os analistas de Wall Street mais céticos e antiquados, ficamos surpresos com o nível de sucesso." Ele admitiu que ficou tão impressionado que teve que reconsiderar suas opiniões anteriores.
A Scion Asset Management, fundo de Michael Burry, conhecido por "A Grande Aposta", revelou apostas contra a Palantir e a promissora Nvidia no terceiro trimestre. Karp, em resposta às declarações de Burry, destacou que suas ações eram "realmente insanas".
Percepção de Destino
Os investidores de varejo permanecem inabaláveis, mesmo diante da hesitação de seus colegas institucionais. Como Ćosović colocou, enquanto Burry vê "supervalorização," os investidores do WallStreetBets enxergam "destino."
Apesar de suas oscilações ao longo do ano, a Palantir teve quedas superiores a 10% em vários dias de negociação. Para investidores como Dijamco, essas flutuações criam pontos de entrada mais acessíveis em um ativo que acreditam ter potencial.
Dijamco afirmou: "Você acaba se tornando um pouco insensível às flutuações de preço." Ele planeja adquirir milhares de dólares em ações adicionais na próxima grande queda, reafirmando sua convicção de que a empresa terá um bom desempenho.
Fonte: www.cnbc.com