Waymo suspende serviço de robotáxi em São Francisco após caos causado por apagão.

Blackout em San Francisco

Impact da Queda de Energia

No dia 21 de dezembro de 2025, aproximadamente 130.000 residentes de San Francisco foram afetados por um apagão, conforme relatado pela Pacific Gas and Electric Company (PG&E).

Suspensão do Serviço da Waymo

A Waymo, empresa de transporte de passageiros sem motoristas sob a propriedade da Alphabet, interrompeu sua operação de caronas autônomas na área da baía de San Francisco devido aos apagões que afetaram a cidade na tarde de sábado.

Um porta-voz da Waymo declarou ao CNBC: "Suspendemos temporariamente nossos serviços de transporte na área da baía de San Francisco devido à ampla queda de energia. Nossas equipes estão trabalhando diligentemente em estreita coordenação com autoridades da cidade, e temos esperança de retomar nossos serviços em breve. Agradecemos pela paciência de todos e forneceremos mais atualizações assim que forem disponibilizadas."

Registros e Relatos Durante o Apagão

Com a propagação das quedas de energia, vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram diversos veículos da Waymo parados no trânsito em várias partes da cidade.

O residente de San Francisco, Matt Schoolfield, relatou ter visto pelo menos três veículos da Waymo estacionados no trânsito por volta das 21h45 de sábado, incluindo um que ele fotografou nas proximidades da Arguello Boulevard e Geary Street. Ele comentou: "Eles estavam parados no meio da rua."

A queda de energia teve início às 13h09 de sábado e atingiu seu pico cerca de duas horas depois, deixando cerca de 130.000 clientes sem eletricidade, segundo a PG&E. Na manhã de domingo, cerca de 21.000 clientes ainda estavam sem energia, principalmente nas áreas do Presidio, no Richmond District, em Golden Gate Park e em partes do centro de San Francisco.

A PG&E informou que a interrupção foi provocada por um incêndio em uma subestação, que resultou em danos significativos e extensos, e que ainda não era possível fornecer um cronograma preciso para a total restauração do serviço.

Atualizações das Autoridades Locais

O prefeito de San Francisco, Daniel Lurie, anunciou em uma atualização às 21h pelo X que policiais, equipes de bombeiros, agentes de controle de estacionamento e embaixadores da cidade foram mobilizados nas áreas afetadas enquanto os serviços de transporte eram gradualmente retomados. Em sua declaração, Lurie afirmou: "A Waymo também suspendeu o serviço."

Situação da Tesla durante o Apagão

Enquanto a cidade enfrentava a interrupção de serviços, o CEO da Tesla, Elon Musk, fez uma publicação no X: "Os táxis-robôs da Tesla não foram afetados pela queda de energia em San Francisco."

Diferentemente da Waymo, a Tesla não opera um serviço de táxi-robô sem motorista em San Francisco. O serviço de caronas local da Tesla utiliza veículos equipados com o sistema de assistência ao motorista conhecido como "FSD (Supervisionado)", que exige que um condutor humano esteja sempre ao volante.

De acordo com os reguladores estaduais, incluindo o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia e a Comissão de Utilidades Públicas da Califórnia, a Tesla não obteve as permissões necessárias para realizar testes ou serviços sem a supervisão de um condutor humano pronto para assumir o controle em qualquer momento.

Competição no Setor de Veículos Autônomos

A Tesla, que busca se tornar um gigante no setor de táxis-robôs, ainda não opera serviços comerciais autônomos. O aplicativo Robotaxi da Tesla permite que os usuários solicitem uma corrida, mas seus veículos ainda contam com supervisores de segurança ou motoristas a bordo.

A Waymo, que lidera a incipiente indústria no Oeste, é a principal concorrente da Tesla em veículos autônomos (AVs), junto a outras empresas chinesas, como a Baidu, que opera o Apollo Go.

Crescimento dos Serviços de Robotaxis

As interrupções relacionadas ao apagão ocorrem em um momento em que os serviços de táxi-robô estão se tornando mais comuns em grandes cidades dos Estados Unidos. A Waymo está entre um pequeno número de empresas que operam serviços de transporte com motorista totalmente autônomo para o público, apesar das preocupações generalizadas sobre veículos autônomos.

Uma pesquisa realizada pela American Automobile Association no início deste ano indicou que aproximadamente dois terços dos motoristas nos Estados Unidos expressaram medo em relação aos veículos autônomos.

Retorno do Serviço da Waymo

A Waymo não informou quando seus serviços seriam retomados e não especificou se ocorreram colisões envolvendo seus veículos durante o apagão. A Tesla e a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Este é um relato em desenvolvimento. Por favor, acompanhe para atualizações.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Kevin Hassett muda de estratégia com possíveis ‘trunfos’ em meio à batalha das questões de crédito.

O projeto de energia eólica offshore da Virgínia Costeira re retoma obras após a suspensão de Trump ser suspensa.

Ações que divulgam resultados na próxima semana têm histórico de superar as expectativas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais