Crescimento Econômico e Estratégias de Manufatura da China
A China deve manter a manufatura como uma parte significativa de sua economia e alcançar um equilíbrio adequado entre consumo e investimento, além de entre demanda e oferta. Esta declaração foi feita pelo presidente Xi Jinping na terça-feira, dia 20.
Resultados Recentes
Os comentários de Xi ocorreram um dia após a divulgação de que a China conseguiu um crescimento econômico de 5,0% em 2025. Este resultado é em parte atribuído aos esforços de diversificação dos exportadores, os quais ajudaram a mitigar a fragilidade da demanda interna e a pressão tarifária imposta pelos Estados Unidos. Segundo analistas, a manutenção deste equilíbrio será um desafio complexo nos próximos tempos.
Direcionamento para Manufatura Avançada
Durante suas declarações, Xi ressaltou a importância do "desenvolvimento vigoroso da manufatura avançada” e prometeu transformar a demanda interna na principal força propulsora do crescimento econômico, conforme relatado pela mídia estatal Xinhua.
Reunião sobre o Plano Quinquenal
As falas do presidente foram proferidas em um seminário que tratou do futuro plano quinquenal da China, com a participação de autoridades provinciais e representantes de diversos setores. Xi enfatizou que todas as regiões e setores devem identificar suas funções e promover uma cooperação mais estreita entre as cadeias produtivas, incluindo setores upstream e downstream.
Compromissos e Desafios do Consumidor
As autoridades se comprometeram a aumentar significativamente a participação do consumo das famílias na economia nos próximos cinco anos. Todavia, especialistas alertam que alcançar esse objetivo será complicado sem a implementação de reformas estruturais e incentivos que potencializem a demanda.
Impactos do Mercado Imobiliário
Desde que o mercado imobiliário da China entrou em recessão em 2021, o governo tem direcionado recursos ao complexo industrial, ao invés de focar na melhora do consumo, como uma estratégia para cumprir metas de crescimento ambiciosas. Isso resultou em um excesso crônico de capacidade produtiva, levando as fábricas a buscarem clientes no exterior.
Novas Políticas para Estímulo do Consumo
Uma autoridade de planejamento estatal anunciou na terça-feira que o país tem a intenção de implementar novas políticas entre 2026 e 2030 para promover o consumo interno e solucionar desequilíbrios “proeminentes” entre oferta e demanda, com uma ênfase especial no setor de serviços.
Direcionamento de Recursos
O vice-ministro das Finanças, Liao Min, declarou que seu ministério vai direcionar mais recursos financeiros para aumentar o consumo e melhorar as condições de vida da população neste ano. No entanto, ele não forneceu detalhes sobre a magnitude dos recursos que serão alocados.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br