Desempenho da Pizza Hut e Exploração de Opções Estratégicas
Desempenho Financeiro e Anúncios Recentes
Em 1º de novembro de 2023, uma loja da Pizza Hut foi vista em Austin, Texas. O desempenho da Pizza Hut no terceiro trimestre não atingiu as expectativas dos analistas em relação às vendas nas mesmas lojas.
A Yum Brands anunciou na última terça-feira que irá explorar opções estratégicas para a Pizza Hut. Em um comunicado, Chris Turner, CEO da Yum, destacou: "A equipe da Pizza Hut tem trabalhado arduamente para enfrentar desafios nos negócios e na categoria; no entanto, o desempenho da Pizza Hut indica a necessidade de tomar ações adicionais para ajudar a marca a realizar seu pleno valor, que pode ser melhor executado fora da Yum! Brands."
Atualmente, a empresa não definiu um prazo ou cronograma específico para o processo de revisão. Embora a Yum não tenha especificado quais são as "opções estratégicas" que estão sendo consideradas, os possíveis resultados incluem uma venda total, uma joint venture ou a venda de uma participação na rede de restaurantes.
Contexto Histórico e Desafios Enfrentados
A Pizza Hut tem sido parte de um trio ao lado do KFC e do Taco Bell por décadas, desde quando a PepsiCo ainda possuía as cadeias de fast-food. A gigante das bebidas desfez a união das empresas, em 1997, criando a Tricon Global, que mais tarde foi renomeada para Yum.
O anúncio de terça-feira encerra anos de dificuldades para a Pizza Hut. No terceiro trimestre, a Yum reportou que as vendas nas mesmas lojas da Pizza Hut caíram 1%, influenciadas por uma queda de 6% no mercado doméstico. Em contraste, as vendas do Taco Bell e do KFC apresentaram crescimento de 7% e 3%, respectivamente, no mesmo período.
Antes da pandemia, a Pizza Hut tentava se afastar de sua imagem como um restaurante de refeições no local e reposicionar-se como uma opção para entrega e retirada de pizzas nos Estados Unidos. Durante os lockdowns impostos pela Covid-19, a rede viu suas vendas dispararem, assim como aconteceu com o restante da indústria de pizzas. No entanto, após a flexibilização das restrições, ocorreu uma sensação de "fadiga de pizza", resultando em uma nova queda nas vendas.
Atualmente, com os consumidores saindo para comer fora com menos frequência, a Pizza Hut enfrenta uma concorrência acirrada em um mercado reduzido de clientes. A participação da rede no mercado de pizzas dos Estados Unidos caiu de 22,6% em 2019 para 18,7% em 2024, cedendo clientes para a Domino’s Pizza, conforme análise da Barclays.
Mudanças no Setor e Reações de Outras Empresas
Com a retração do consumo, outras empresas de restaurantes recentemente decidiram desinvestir partes de seus negócios que estavam sob pressão, buscando melhorar suas situações financeiras.
Na segunda-feira, a Starbucks anunciou que irá vender a maioria de sua participação no desafiador mercado da China e formará uma joint venture com a Boyu Capital. No mês passado, a Jack in the Box vendeu a Del Taco por 115 milhões de dólares, quantia bem inferior aos 575 milhões que a empresa pagou pela rede há menos de quatro anos. Além disso, a Krispy Kreme vendeu sua participação restante na Insomnia Cookies durante o verão passado para se concentrar no crescimento lucrativo de seu negócio nos Estados Unidos.
Considerações Finais
O cenário atual da Pizza Hut ilustra a necessidade de uma reavaliação estratégica para a marca, dadas as mudanças nos hábitos de consumo e a crescente concorrência no setor de pizzas. O futuro da rede dependerá das ações que serão decididas pela Yum Brands nos próximos meses.
Fonte: www.cnbc.com