Este é o boletim informativo Morning Squawk da CNBC. Assine aqui para receber futuras edições em sua caixa de entrada.
A seguir, cinco pontos-chave que os investidores precisam saber para iniciar a jornada de negociações do dia:
1. Natal Verde
Boas notícias para os investidores! Embora alguns participantes do mercado estivessem preocupados com a possibilidade de que o chamado rally de Natal não se concretizasse este ano, os principais índices tiveram resultados positivos no período encurtado de negociação da semana passada. O S&P 500 também proporcionou aos traders o presente de novos recordes históricos.
Aqui estão os detalhes:
- Os três principais índices subiram mais de 1% cada na semana passada, marcando a quarta semana positiva para cada índice das últimas cinco.
- Apesar de terminar a sessão de sexta-feira ligeiramente em queda, o benchmark S&P 500 ainda registrou novos recordes intradia e ficou a apenas 1% da marca de 7.000 pontos.
- É mais uma semana de negociações encurtada, com o mercado de ações fechado na quinta-feira em razão do Dia de Ano Novo.
- Além disso, é uma semana com poucos dados econômicos e resultados corporativos. No entanto, os investidores estarão atentos às atas da reunião de dezembro do Federal Reserve, que serão divulgadas na véspera de Ano Novo.
- É possível acompanhar as atualizações do mercado ao vivo aqui.
2. Milhas a percorrer antes de dormir
Um avião da United Airlines se prepara para pousar no Aeroporto LaGuardia (LGA) no bairro de Queens, na cidade de Nova York, EUA, na sexta-feira, 26 de dezembro de 2025.
Milhares de voos foram cancelados ou atrasados no último fim de semana devido a uma forte tempestade de inverno que afetou a região Nordeste dos EUA. Essas interrupções ocorrem durante o movimentado período de viagens de férias, quando mais de 50 milhões de pessoas devem voar.
Como relata Leslie Josephs, da CNBC, companhias aéreas como American, Delta, United, Southwest e JetBlue isentaram taxas de alteração durante a semana passada para viajantes que voavam para dentro e fora de vários aeroportos no Nordeste. Contudo, os clientes precisam viajar até o final do ano — ou seja, até o momento em que a bola de Times Square cair — se mudarem seus planos de viagem devido à tempestade.
3. Negociações de Paz
O presidente dos EUA, Donald Trump, conversou ontem com líderes da Ucrânia e da Rússia enquanto continuava a esforços para alcançar um acordo de paz entre os dois países.
Trump recebeu o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy em seu resort Mar-a-Lago, na Flórida. Antes do início das negociações, Trump comentou que “temos as bases para um acordo que é bom para a Ucrânia” e “bom para todos”. Após as discussões, Trump afirmou que “estamos nos aproximando muito” de um acordo. Zelenskyy disse esta manhã que pediu a Trump até 50 anos de garantias de segurança para a Ucrânia.
Mais cedo no domingo, Trump declarou em uma postagem no Truth Social que teve uma “boa e muito produtiva conversa telefônica” com o presidente russo Vladimir Putin. Trump mencionou que planejava telefonar para Putin novamente após concluir sua reunião com Zelenskyy.
4. Fato ou Ficção
Jensen Huang, presidente e CEO da Nvidia, fala com a mídia enquanto chega para uma reunião com o Comitê de Serviços Financeiros do Senado, em Capitol Hill, em 3 de dezembro de 2025, em Washington, D.C.
A Groq qualificou a aquisição de seus principais talentos pela Nvidia como um “acordo de licenciamento não exclusivo”. A analista da Bernstein, Stacy Rasgon, afirmou em um relatório que a estrutura pode estar sendo utilizada para evitar preocupações antitruste e “manter a ficção de competição viva.”
Conforme relata Ari Levy, da CNBC, a Groq representaria a maior aquisição da Nvidia até agora. Porém, a empresa mais valiosa do mundo está optando por pagar pelos talentos de ponta da startup e pelo acesso à sua tecnologia através de licenciamento — uma estratégia popular entre grandes empresas de tecnologia nos últimos anos.
Para alguns analistas de Wall Street, o acordo ressalta o tamanho crescente da Nvidia. “Eles estão tão grandes agora que podem fazer um negócio de US$ 20 bilhões na véspera de Natal sem um comunicado de imprensa e ninguém se espanta”, afirmou Rasgon à CNBC no programa “Squawk on the Street” na sexta-feira.
5. Refeição Agradável
O valor foi um tópico quente entre algumas cadeias de restaurantes este ano, enquanto tentavam manter os consumidores conscientes dos preços frequentando seus estabelecimentos. A McDonald’s estendeu sua refeição de valor de US$ 5 e trouxe de volta as Refeições Extra Value. A Taco Bell seguiu o exemplo, ampliando suas ofertas da caixa Luxe Cravings este ano.
Como relata Amelia Lucas, da CNBC, essa estratégia provavelmente continuará em 2026.
A ênfase no valor surge em um contexto onde dados mostram que os consumidores estão mais atentos aos custos após anos de alta inflação. No entanto, nem todas as cadeias de restaurantes aderiram a essa tendência: estabelecimentos de fast-casual como Chipotle e Cava têm tentado evitar o desconto e, em vez disso, se concentrar na qualidade.
A Dividendos Diários
Aqui está o que estamos observando nesta semana de quatro dias de negociações:
- Quarta-feira: Atas da reunião do Fed
- Quinta-feira: Mercado de ações fechado para o Dia de Ano Novo
Os assinantes do CNBC Pro podem acessar um calendário e um resumo da semana aqui.
— Contribuição de Sean Conlon, Sarah Min, Leslie Josephs, Hugh Son, Holly Ellyatt, Ari Levy e Amelia Lucas para este relatório. Josephine Rozzelle editou esta edição.
Fonte: www.cnbc.com

