Presidência e Relações Internacionais
VEJA Mercado | 15 de setembro de 2025.
O presidente Lula escreveu um artigo para o influente jornal americano The New York Times, no qual reafirmou que as tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos ao Brasil apresentam um viés político. Durante a sua exposição, o presidente brasileiro defendeu a soberania nacional, expressando também um sentimento de “orgulho” pelo trabalho realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito ao julgamento de uma trama golpista no país. Ele refutou a alegação de que o Brasil estaria passando por uma “caça às bruxas” e reiterou a importância do multilateralismo nas relações entre as nações.
Comentários de Donald Trump
Na semana passada, o presidente americano Donald Trump intensificou suas críticas ao processo que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão, afirmando que o ex-mandatário brasileiro está enfrentando uma perseguição semelhante àquela que Trump vivenciou após deixar a presidência dos EUA em seu primeiro mandato.
Acordos Comerciais
Em nível internacional, os blocos Mercosul e Efta — que abrange Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça — estão prestes a assinar um acordo de livre-comércio nesta semana. Além disso, a União Europeia decidiu dividir o seu acordo com o Mercosul em duas partes, com o objetivo de facilitar a aprovação entre os países que compõem o bloco europeu.
Mercado Financeiro
No cenário econômico brasileiro, o dólar comercial vem acumulando uma queda significativa de quase 13% ao longo do ano. Recentemente, a moeda americana fechou o último pregão cotada a 5,35 reais, um valor que representa o menor nível registrado nos últimos 15 meses. Em um espaço voltado para discussões econômicas, Diego Gimenes entrevistou o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. O empresário e colunista de VEJA, Gustavo Junqueira, também participou da edição. O programa VEJA Mercado é transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, no YouTube e em outras redes sociais, a partir das 10h.