Taxa de Desemprego no Brasil
Nível Histórico
A taxa de desemprego no Brasil apresentou uma redução superior à expectativa dos analistas nos três meses até julho, alcançando o patamar de 5,6%. Esse número representa mais uma vez o menor nível desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que começou em 2012. Os dados foram divulgados nesta terça-feira.
Expectativas do Mercado
Economistas que participaram de uma pesquisa da Reuters haviam estimado que a taxa de desemprego ficaria em 5,7% durante esse período. Nos três meses até abril, o índice de desemprego havia sido de 6,6%.
População Ocupada e Rendimento
Em relação à situação da população ocupada, observou-se um novo recorde, com o número de trabalhadores atingindo 102,4 milhões até julho. Durante esse período, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores cresceu 1,3% em comparação ao trimestre anterior e 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Perspectivas do Banco Central
O Banco Central, que inicia nesta terça-feira uma reunião de política monetária que se estenderá por dois dias, deve manter a taxa básica de juros em 15%. O banco tem ressaltado a resiliência do mercado de trabalho, mesmo diante de indícios de uma desaceleração gradual da atividade econômica.
Alteração na Divulgação de Dados
A divulgação dos dados de desemprego referentes a julho, que estava prevista para o final de agosto, foi adiada devido à necessidade de correções técnicas identificadas pelo IBGE. Os números referentes aos três meses encerrados em agosto serão anunciados em 30 de setembro, conforme o cronograma estabelecido pelo instituto.