Louisa Serene Schneider e seu percurso empreendedor
Louisa Serene Schneider sempre teve muitas ideias para negócios. Ela fundou uma empresa de roupas para yoga (“muito antes da Lululemon existir,” afirma) e, em outra ocasião, tentou lançar um serviço de tutoria de idiomas. Embora nenhum desses projetos tenha prosperado, novas ideias continuaram a surgir.
Em 2017, Schneider desenvolveu uma ideia que considerou promissora. Ela decidiu deixar seu cargo de destaque na Wall Street, onde recebia o que descreve como “um salário competitivo de alto nível”, para apostar em si mesma e iniciar um negócio de piercing de orelhas.
“Foi a primeira vez na minha vida que não tive um emprego em tempo integral,” relata Schneider, agora com 48 anos, em entrevista à CNBC Make It. “Eu estava realmente aterrorizada e trabalhava do meu sótão.”
Sete anos depois, a empresa, atualmente chamada Rowan, se destaca como o único negócio de piercing com um conselho médico próprio, onde enfermeiras registradas são treinadas para realizar os procedimentos. Atualmente, a Rowan possui 90 estúdios em todo os Estados Unidos e conta com aproximadamente 800 funcionários, dos quais mais da metade são enfermeiros.
Desafios da jornada empreendedora
A jornada de Schneider rumo à fundação e liderança da Rowan não foi fácil. “Houve muitos dias em que eu quis desistir, e dias em que olhava para a conta bancária e pensava: ‘não sei se conseguirei pagar a folha de pagamento,'” afirma. “Eu apenas tinha que continuar.”
A seguir, está um resumo de como ela construiu a Rowan em um negócio lucrativo que faturou mais de 70 milhões de dólares no último ano.
Uma solução para um problema pessoal
Como muitas histórias de origem de empresas, a ideia da Rowan surgiu da necessidade pessoal de Schneider. Naquele momento, ela buscava locais para fazer o furo nas orelhas da filha. Tendo tido experiências ruins em furos de orelha anteriormente, não se sentia satisfeita com as opções disponíveis, que incluíam ir a um shopping ou a uma joalheria.
“Nossa pediatra não faz furos nas orelhas, e eu não queria levar minha filha a nenhuma das opções de piercing disponíveis,” diz Schneider.
Seu trabalho como gestora de um fundo de hedge envolvia a avaliação de shoppings em dificuldades, e ela percebeu uma lacuna no mercado para serviços de piercing que primassem pela segurança e pelo aspecto médico do procedimento. Ao mesmo tempo, ela queria oferecer um serviço que fosse celebratório e intencional. “Meus pais são médicos, e eu sabia que para a nossa família, o furo de orelha era um procedimento médico e eu realmente queria que fosse feito com segurança,” explica. “Foi assim que a ideia da Rowan nasceu.”
Começando pequeno
Em 2017, Schneider começou a trabalhar a partir de seu sótão em Larchmont, Nova York. Sem recursos para abrir uma loja física, ela lançou um serviço de piercing estilo concierge, que permitia que as pessoas ligassem ou enviassem e-mails para agendar a visita de uma enfermeira. A primeira rede de piercers da empresa foi construída com a ajuda de uma amiga que é professora de enfermagem na Universidade de Columbia.
A empresa também ofereceu caixas de assinatura mensais contendo brincos hipoalergênicos por 20 dólares a cada par — a ideia era que os clientes que realizassem os piercings comprassem novos acessórios mensalmente.
Schneider e sua amiga Sarah Fraser, uma executiva financeira que não está mais na empresa, autofinanciaram as operações iniciais com suas próprias economias. “Foi uma experiência para mim como nenhuma outra que tive antes, onde as pessoas suspiravam ou me questionavam quando contava o que estava fazendo,” relata. “Muita gente me olhava como se eu estivesse louca, e não enxergavam o piercing, os brincos ou a joalheria como um negócio real.”
Entretanto, Schneider enxergou o potencial do seu mercado: proporcionar uma boa experiência de furo de orelha seria suficiente para conquistar clientes e suas famílias para toda a vida.
Desafios na captação de recursos
Em dezembro de 2018, Schneider pagou a criadora digital Beth Chappo para promover sua linha de joias por assinatura a tempo para o feriado. Assim que o post foi ao ar, a empresa começou a vender “centenas e centenas” de caixas de assinatura em poucos minutos. O volume de pedidos superou todas as expectativas e ela se preocupou em conseguir cumprir as encomendas a tempo. “Não tínhamos capacidade para atender aqueles pedidos,” diz. “Então, liguei apenas para as pessoas que podia na época, meus pais, que dirigiram por seis horas e passaram as próximas 48 horas trabalhando comigo no sótão, montando as caixas.”
Após a postagem viral do influenciador, Schneider iniciou uma rodada formal de captação de capital semente. Embora a Rowan estivesse recebendo feedbacks positivos de clientes, conseguir investidores era uma história diferente. “Captação de recursos é horrível,” afirma Schneider. “As pessoas dizem repetidamente que você é uma idiota, e então você precisa se levantar e dizer: ‘Está certo? Não, eu sei que isso é certo. Eu sei que posso fazer isso.'”
Durante um momento particularmente difícil, Schneider teve a oportunidade de participar de reuniões com investidores durante uma viagem em família para a Califórnia, mas foi constantemente rejeitada: “Não apenas eu estava perdendo as férias em família, como também estava ouvindo que a ideia de negócio não era grande o suficiente para eles.”
Ela percebe que os investidores, na sua maioria homens, não enxergavam o potencial de um negócio que atende principalmente mulheres. “Os investidores do sexo masculino são tipicamente os responsáveis pela alocação de capital, e como eles normalmente não passam por furos de orelha, percebi que havia uma lacuna óbvia nesse mercado em que não estavam investindo,” diz Schneider. Embora outras empresas de piercing existam há décadas, “a experiência não mudava ou evoluía para os dias atuais.”
Contudo, se você mantiver o impulso por tempo suficiente, “eventualmente você encontra alguém que acredita em você,” afirma. A empresa levantou 5 milhões de dólares em capital semente entre 2018 e 2021. Em seguida, conseguiu levantar uma série A na primavera de 2021 e, no outono daquele mesmo ano, levantou 20 milhões de dólares em uma série B de funding.
“Desde então, não levantamos mais dinheiro porque nosso negócio, felizmente e com muito trabalho, tem sido muito lucrativo,” diz Schneider. A empresa se tornou lucrativa em 2023.
Expansão e novos desafios
Em 2019, a Target contatou a Rowan para uma parceria, resultando na abertura de mais de 300 locais de piercing em pop-ups nas lojas da rede em todo o país. Em 2020, quando o mundo foi afetado pela pandemia de Covid-19, a Rowan continuou a operar enviando enfermeiras até as casas das pessoas para realizar os piercings. “As famílias não tiveram que abrir mão desse marco durante um período que foi, de outra forma, muito triste para muitas pessoas,” explica Schneider.
Finalmente, a empresa abriu sua primeira loja física onde os clientes poderiam fazer furos de orelhas e comprar brincos na cidade de Nova York, encerrando os serviços de piercing em casa e as caixas de assinatura.
A Rowan continuou a abrir novas lojas físicas. Em 2022, Schneider decidiu encerrar a parceria com a Target, pois seus próprios estúdios estavam se tornando mais lucrativos, permitindo que eles oferecessem uma experiência melhor aos clientes e enfermeiros em seus próprios espaços.
Atualmente, a Rowan conta com mais de 550 enfermeiros, e a equipe médica da empresa criou seu próprio currículo para treinar enfermeiros nas técnicas de perfuração.
Schneider enfatiza a importância de que a Rowan forneça boas oportunidades para as enfermeiras, que frequentemente trabalham três turnos de 12 horas ou quatro turnos de 10 horas por semana em hospitais, mas podem querer agregar trabalho em seus dias de folga. De acordo com as recentes ofertas de emprego da empresa, as enfermeiras recebem cerca de 23 a 30 dólares por hora, além de gorjetas, dependendo da localização do estúdio da Rowan.
Daniela, uma enfermeira em um hospital de Nova York, trabalha em tempo parcial na Rowan duas vezes por semana. “Eu amo estar aqui por causa do lado criativo da enfermagem,” diz. “Conseguimos interagir com nossos clientes, realizar seus piercings, deixá-los animados, enquanto que no hospital o trabalho é mais estressante.”
A Rowan está se preparando para oferecer essas oportunidades a mais enfermeiros e clientes: a empresa deve alcançar 100 estúdios até o final de 2025 e projeta faturar 150 milhões de dólares, segundo Schneider. “Toda vez que vejo um furo e o sorriso que se segue, além dos aplausos e da alegria da família,” diz ela, “é isso que me faz saber que somos bem-sucedidos. Realmente se trata da alegria que proporcionamos.”