GM vai assumir um custo de US$ 1,6 bilhão devido à redução na produção de veículos elétricos.

GM vai assumir um custo de US$ 1,6 bilhão devido à redução na produção de veículos elétricos.

by Patrícia Moreira
0 comentários

Impact Financeiro da Chevrolet

Resultados do Terceiro Trimestre

A General Motors (GM) divulgará seus resultados do terceiro trimestre na próxima semana, com uma estimativa de impacto de US$ 1,6 bilhão decorrente de suas iniciativas de veículos elétricos (VE) que não estão se desenvolvendo conforme o esperado. A montadora, localizada em Detroit, anunciou na manhã de terça-feira, através de um documento público, que US$ 1,2 bilhão desse impacto será referente a encargos não monetários devido a ajustes em sua capacidade de produção de VEs. Além disso, os demais US$ 400 milhões em valores monetários estão principalmente relacionados a taxas de cancelamento de contratos e acordos comerciais ligados a investimentos em veículos elétricos, conforme apontado no próprio relatório.

Reavaliação Contínua da Capacidade

A empresa afirmou que sua reavaliação da capacidade de produção e do espaço de fabricação para veículos elétricos está "em andamento", indicando que encargos adicionais podem ser divulgados em trimestres futuros. A GM foi uma das primeiras montadoras a investir bilhões de dólares em um mercado de veículos elétricos que não atingiu o resultado esperado. Em um dado momento, a companhia planejou investir até US$ 30 bilhões até este ano em veículos elétricos, incluindo o lançamento de dezenas de novos modelos e a ampliação da capacidade de produção de baterias.

Mudanças nas Regulamentações

Os encargos financeiros surgem em meio a mudanças nas regulamentações relativas aos veículos elétricos, especialmente a eliminação do crédito fiscal federal de US$ 7.500, que ocorreu durante a administração Trump. Essa situação contrasta com a abordagem do presidente Joe Biden, que tem apoiado o desenvolvimento e a adoção de veículos elétricos.

Expectativas em Relação ao Mercado de VE

Adoção e Reformulação

"Após as recentes mudanças na política do governo dos EUA, incluindo a eliminação de certos incentivos fiscais para compras de veículos elétricos e a redução na rigidez das regulamentações de emissões, esperamos que a taxa de adoção dos veículos elétricos desacelere", destacou a GM em seu documento.

John Murphy, um analista veterano do Bank of America, advertiu no início deste ano sobre a possibilidade de amortizações para montadoras que investiram pesadamente em veículos elétricos. Murphy, que atualmente trabalha na Haig Partners, comentou em junho durante um evento relacionado ao relatório "Car Wars" do Bank of America: "Há muitas decisões difíceis que precisarão ser tomadas. Com base no estudo, acredito que veremos amortizações na casa de bilhões de dólares que dominarão os cabeçalhos nos próximos anos".

Repercussões no Setor Automotivo

Os encargos referentes à revisão da estratégia de veículos elétricos da GM acontecem mais de um ano após a concorrente Ford Motor ter anunciado um impacto de US$ 1,9 bilhão em seus planos de veículos elétricos. O impacto da Ford incluiu cerca de US$ 400 milhões referentes à desvalorização de ativos de fabricação, além de despesas adicionais e gastos em dinheiro que podem chegar a até US$ 1,5 bilhão. Essas perdas foram consequência do cancelamento de um SUV elétrico de grande porte que já estava avançado em desenvolvimento, bem como a postergação da produção de sua próxima geração de caminhões elétricos de tamanho grande.

Desempenho da GM no Mercado de VE

A GM, que oferece atualmente a maior gama de modelos de veículos elétricos nos Estados Unidos, obteve ganhos significativos em vendas de veículos elétricos neste ano. Contudo, a proporção do mercado de veículos elétricos se mostrou muito mais restrita em comparação com as expectativas iniciais no começo desta década.

De acordo com a Motor Intelligence, a montadora passou de um share de mercado de 8,7% em veículos totalmente elétricos no início do ano, para 13,8% até o terceiro trimestre. Este índice coloca a GM à frente da Hyundai Motor, com suas marcas, incluindo a Kia, que possui 8,6% através de setembro. No entanto, a GM ainda fica atrás da Tesla, líder do setor de veículos elétricos nos EUA, que tinha uma estimativa de participação de mercado de 43,1% até setembro.

Fonte: www.cnbc.com

As informações apresentadas neste artigo têm caráter educativo e informativo. Não constituem recomendação de compra, venda ou manutenção de ativos financeiros. O mercado de capitais envolve riscos e cada investidor deve avaliar cuidadosamente seus objetivos, perfil e tolerância ao risco antes de tomar decisões. Sempre consulte profissionais qualificados antes de realizar qualquer investimento.

Você pode se interessar

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy