Cenários Econômicos Após a Derrubada da MP
A equipe econômica do governo está considerando diversos cenários para minimizar os impactos gerados pela derrubada da Medida Provisória (MP), apresentando alternativas ao aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). A MP perdeu validade na semana passada, após articulações do Congresso Nacional que resultaram na retirada da proposta da pauta de votação.
Projeções para o Orçamento de 2026
Conforme informado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, existem cenários em que o orçamento de 2026 poderá ser mantido sem alterações, enquanto em outros casos, será necessário modificar o projeto de lei orçamentária do próximo ano. As possíveis alternativas que estão sendo estudadas serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assim que ele retornar de sua visita a Roma.
“Vai depender do cenário. Tem cenário em que o orçamento fica preservado. Tem cenário em que o orçamento vai ser alterado. Vai depender do presidente”, afirmou Haddad em entrevista nesta terça-feira, dia 14.
Possíveis Congelamentos de Emendas
Em relação ao valor das emendas que poderão ser congeladas, Haddad mencionou que esse montante pode ultrapassar R$ 7 bilhões, dependendo da opção escolhida pelo presidente Lula. O chefe do Executivo deve retornar a Brasília nesta terça-feira, dia 14.
“Não posso detalhar antes do presidente voltar. Preciso falar com o presidente”, destacou o ministro da Fazenda.
Reunião com a Equipe Econômica
O presidente Lula já indicou a intenção de reunir a equipe econômica na próxima quarta-feira, dia 15, para discutir os cenários que estão sendo estudados com o objetivo de mitigar os efeitos decorrentes da derrubada da Medida Provisória. A expectativa inicial era de que a MP pudesse gerar uma receita de R$ 17 bilhões para os cofres da União em 2026.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br