Comentários de Donald Trump sobre a Pecuária
O presidente Donald Trump declarou, nesta quarta-feira (22), que os criadores de gado dos Estados Unidos estão obtendo benefícios das tarifas que foram impostas sobre as importações, embora tenham a necessidade de reduzir seus preços para estimular o consumo da carne entre os cidadãos americanos.
Benefícios das Tarifas
Trump afirmou em uma postagem na rede social Truth Social: “Os criadores de gado, que eu amo, não entendem que a única razão pela qual estão indo tão bem, pela primeira vez em décadas, é porque eu coloquei tarifas sobre o gado que entra nos Estados Unidos, incluindo uma tarifa de 50% sobre o Brasil”. Ele enfatizou ainda que os preços devem ser ajustados, pois “o consumidor também é um fator muito importante em meu pensamento!”.
Condições do Mercado Pecuário
Antes da implementação dessas tarifas, o mercado de carne bovina nos Estados Unidos já mostrava sinais de crescimento. Isso se deve ao fato de que o país estava enfrentando um ciclo de baixa na oferta de gado. O Brasil, que é o maior exportador global de carne bovina, teve suas exportações para os EUA diminuídas em resposta à aplicação da tarifa elevada por Trump, instaurada em agosto.

💰 Ganhe Taxa 0%
Abra sua Conta Internacional Nomad e aproveite taxa 0% na sua primeira conversão. Uma forma inteligente, rápida e segura de enviar, guardar e usar seu dinheiro em dólar.
🌎 Abrir minha conta NomadExportações Brasileiras
Apesar dessa diminuição nas exportações, o mercado norte-americano se manteve como o segundo maior para a carne brasileira entre janeiro e setembro, de acordo com informações fornecidas pela associação Abrafrigo. Mesmo com vendas reduzidas para os Estados Unidos, o Brasil alcançou novos recordes mensais nas exportações de carne bovina, impulsionadas por um aumento substancial nas compras por parte da China e de outros mercados internacionais.
Crescimento nas Exportações
Em setembro, os embarques de carne bovina brasileira apresentaram um aumento de 38% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, conforme relatado pela Abrafrigo.
Fonte: www.moneytimes.com.br
