Participação do Vaticano na COP 30
A participação do Vaticano na COP 30, que ocorre em Belém do Pará, reflete o compromisso da Santa Sé com as questões climáticas. A delegação vaticana é liderada pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, que representa o papa Leão XIV nesta conferência da ONU, dedicada às mudanças climáticas. A comitiva inclui também o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani.
Mensagem de Mudança
Durante o evento, o cardeal Parolin apresenta à comunidade internacional um pedido do Vaticano por uma “mudança de rota” em resposta à crise ambiental global. O foco da solicitação é a realização de uma transição ecológica que se baseie em critérios de justiça, funcionalidade e acompanhamento para que as medidas adotadas sejam efetivas.
Propostas de Ação
A Santa Sé propõe ações concretas com o objetivo de diminuir o uso de combustíveis fósseis, ampliar o acesso a fontes de energia renováveis e promover a educação voltada para a ecologia integral. Essas iniciativas visam contribuir para um ambiente mais saudável e sustentável para as futuras gerações.
Visita à Fazenda da Esperança
Como parte da agenda do evento, o cardeal Parolin e o ministro Tajani realizaram uma visita à Fazenda da Esperança, que está localizada em Marituba, na região metropolitana de Belém. A Fazenda atua na recuperação de indivíduos que se encontram em situação de dependência de álcool, drogas ou outras vulnerabilidades sociais, oferecendo suporte e reabilitação a essas pessoas.
Fonte: veja.abril.com.br

