Acordos Comerciais dos EUA com Países Latino-Americanos
Os Estados Unidos anunciaram, nesta quinta-feira, dia 13, uma série de acordos comerciais firmados com nações da América Latina.
Acordo com a Argentina
A Argentina estabeleceu uma estrutura de cooperação bilateral de comércio e investimento, conforme comunicado conjunto divulgado pela Casa Branca.
Acordo com o Equador
Os EUA também firmaram um acordo comercial com o Equador, que se comprometeu a reduzir ou eliminar tarifas em setores estratégicos para os Estados Unidos. Segundo o comunicado da Casa Branca, "o Equador se comprometeu a reduzir ou eliminar as tarifas em setores-chave para os Estados Unidos, incluindo máquinas, produtos de saúde, bens, produtos químicos, veículos automotores e certos produtos agrícolas".
Medidas com a Guatemala
Em relação à Guatemala, os Estados Unidos se comprometeram a remover as tarifas sobre algumas importações que não podem ser cultivadas, extraídas ou produzidas naturalmente no país, além de certos produtos têxteis e de vestuário. A Casa Branca também destacou que a Guatemala tomou medidas para eliminar algumas barreiras não tarifárias ao comércio. Assim, os dois países concordaram em estabelecer uma estrutura comercial que fortaleça os laços econômicos, dando continuidade a um acordo anterior que entrou em vigor em 2006.
Entendimento com El Salvador
Por fim, um entendimento bilateral foi alcançado com El Salvador, que se comprometeu a enfrentar barreiras não tarifárias, abordando questões relacionadas a produtos farmacêuticos e dispositivos médicos; produtos remanufaturados; padrões automotivos dos EUA; a simplificação dos requisitos para o certificado de livre venda, aceitando certificados eletrônicos; a remoção de requisitos de apostila; e a agilização dos requisitos de registro de produtos para exportação aos Estados Unidos. A Casa Branca afirmou: "Dado o compromisso de El Salvador em tomar medidas significativas para fortalecer e ampliar as relações comerciais recíprocas, os Estados Unidos eliminarão as tarifas recíprocas sobre as exportações salvadorenhas para os Estados Unidos para determinados produtos qualificados que não podem ser cultivados, extraídos ou produzidos naturalmente nos Estados Unidos em quantidades suficientes, bem como para certos produtos, como têxteis e vestuário".
Próximos Passos
Em relação a El Salvador e Guatemala, a Casa Branca declarou que trabalhará nas próximas semanas para finalizar os acordos. No Brasil, há expectativa para uma reunião que deve ocorrer em breve entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o chanceler Mauro Vieira.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


