As ações dos Estados Unidos recuperaram parte do terreno após uma forte venda inicial, mas, ainda assim, encerraram o pregão de terça-feira com uma queda acentuada. Os principais índices do mercado ampliaram as perdas notáveis observadas durante a sessão anterior, apresentando novos fechamentos em seus menores níveis em um mês.
O índice Dow Jones caiu 498,50 pontos, o que representa uma diminuição de 1,07%, terminando em 46.091,74. O Nasdaq apresentou uma queda de 275,23 pontos, ou 1,21%, com o fechamento em 22.432,85. O S&P 500, por sua vez, viu uma redução de 55,09 pontos, correspondendo a 0,83%, encerrando em 6.617,32.
A fraqueza das ações no setor de tecnologia continuou a pressionar Wall Street, especialmente em meio à queda prolongada das ações da Nvidia (NASDAQ: NVDA), uma das líderes de mercado e referência em inteligência artificial.
As ações da Nvidia despencaram 2,8% nesta terça-feira, após uma perda de 1,8% na segunda-feira, enquanto os investidores aguardam a divulgação dos resultados trimestrais da fabricante de chips, prevista para após o fechamento do pregão de quarta-feira. A força dos resultados da Nvidia, juntamente com suas projeções futuras, pode ter um impacto significativo nos condicionantes do mercado, especialmente em um contexto marcado por preocupações acerca de uma possível bolha em inteligência artificial.
Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell, comentou sobre o cenário, afirmando: “À medida que os temores sobre uma bolha de IA aumentam, raramente houve algo tão decisivo em um único conjunto de resultados quanto o da Nvidia nesta quarta-feira. Mesmo uma leve decepção poderia intensificar as preocupações do mercado e gerar uma venda mais generalizada.”
Em entrevista à BBC News, o CEO da Alphabet (NASDAQ: GOOGL), Sundar Pichai, mencionou que pode haver uma certa “irracionalidade” no atual boom da inteligência artificial e alertou que “nenhuma empresa ficará imune” caso a bolha de IA venham a estourar.
Concomitantemente, os traders mantêm a expectativa pela divulgação de dados econômicos dos EUA que foram adiados devido ao fechamento do governo, incluindo o relatório de empregos de setembro, agendado para ser publicado na quinta-feira.
No contexto econômico dos EUA, o Departamento de Comércio divulgou um relatório indicando uma recuperação significativa nos novos pedidos de bens manufaturados no mês de agosto. Segundo o relatório, os pedidos industriais aumentaram 1,4% em agosto, após uma queda de 1,3% registrada em julho. Essa recuperação se alinha com as expectativas previamente estabelecidas pelos economistas.
Setores em destaque
O desempenho de ações do setor de hardware de computadores foi um dos mais negativos do mercado no dia, com o índice NYSE Arca Computer Hardware apresentando uma queda de 3,7%.
Ações nos segmentos de semicondutores e software também mostraram fraqueza substancial, contribuindo para a expressiva queda do Nasdaq, que é fortemente influenciado pelo setor de tecnologia.
Fora do âmbito tecnológico, notou-se uma fraqueza considerável entre ações do setor de varejo, refletida pela queda de 2,4% no índice Dow Jones U.S. Retail (DOWI: DJUSRT).
A empresa Home Depot (NYSE: HD) foi um dos fatores que puxou o setor de varejo para baixo, registrando uma queda de 6,0% após divulgar resultados do terceiro trimestre que ficaram aquém das expectativas, além de reduzir sua projeção de lucro para o ano.
Por outro lado, ações do setor de petróleo contrariaram a tendência geral de baixa do mercado, impulsionadas por um forte aumento nos preços do petróleo bruto, levando o índice NYSE Arca Oil a subir 1,4%.
Outros mercados internacionais
Os mercados acionários da região Ásia-Pacífico apresentaram queda acentuada durante o pregão de terça-feira. O índice Nikkei 225 do Japão despencou 3,2%, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,7%.
Os principais mercados europeus também mostraram movimentos significativos de baixa durante o dia. O índice francês CAC 40 apresentou uma queda de 1,9%, enquanto o índice alemão DAX recuou 1,8% e o índice britânico FTSE 100 diminuiu em 1,3%.
Acompanhe as cotações em tempo real dos índices de ações e das ações de empresas internacionais que estão sendo negociadas nas principais bolsas de valores do mundo.
Treasuries
Os títulos do Tesouro, após um avanço inicial, devolveram ganhos, mas ainda fecharam em alta leve. Como consequência, o rendimento da nota de dez anos, que se movimenta em sentido oposto ao seu preço, caiu 1,0 ponto-base, situando-se em 4,123% após ter atingido uma mínima de 4,085%.

Este conteúdo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento financeiro, de investimento ou de qualquer outra natureza profissional. Não deve ser considerado uma recomendação de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários ou instrumentos financeiros. Todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a potencial perda do principal. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. Você deve conduzir sua própria pesquisa e consultar um consultor financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão de investimento. Algumas partes deste conteúdo podem ter sido geradas ou assistidas por ferramentas de inteligência artificial (IA) e revisadas por nossa equipe editorial para garantir precisão e qualidade.
Fonte: br.-.com

