Bureau de Estatísticas do Trabalho dos EUA
O Bureau de Estatísticas do Trabalho (BLS) é o principal órgão federal responsável pela medição da atividade do mercado de trabalho, das condições de trabalho e das mudanças nos preços na economia.
Cancelamento da Divulgação do Índice de Preços ao Consumidor
O Bureau de Estatísticas do Trabalho anunciou o cancelamento da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) de outubro, o que deixa o Federal Reserve sem uma importante ferramenta de análise sobre a inflação, quando for tomar decisões sobre as taxas de juros na reunião marcada para 10 de dezembro.
A divulgação do CPI, que estava prevista para ocorrer em 7 de novembro, foi cancelada devido ao fechamento do governo, que impossibilitou o BLS de "coletar retroativamente" determinadas partes dos dados da pesquisa, conforme informado na página do organismo.
Publicação dos Dados de Novembro
Os dados do CPI de novembro, que também estavam agendados para serem divulgados em 10 de dezembro, agora serão publicados em 18 de dezembro, após a reunião do Federal Reserve, conforme a informação dada pelo BLS.
Os coletores de dados do Bureau compilam o índice por meio de vários métodos, incluindo visitas pessoais e chamadas telefônicas, que não puderam ser realizadas durante o fechamento do governo. O BLS também recorre a dados coletados online e pesquisas domiciliares, métodos que tornaram a coleta retroativa de informações bastante difícil.
Outros Indicadores Econômicos
Além do anúncio do Federal Reserve, o Departamento de Comércio, através do Bureau de Análise Econômica, comunicou que outra medida importante relacionada à inflação, o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE), "será reprogramada", embora ainda não tenha sido divulgada uma data específica para essa nova divulgação. O Federal Reserve utiliza o índice de preços PCE como sua principal ferramenta de previsão da inflação. Essa medição estava inicialmente marcada para ser divulgada em 26 de novembro.
Preocupações do Federal Reserve
Os oficiais do Federal Reserve expressaram preocupações sobre a situação de falta de dados, enquanto tentam formular a política monetária. O Comitê Federal de Mercado Aberto do banco central aprovou uma redução na taxa de juros de um quarto de ponto percentual no final de outubro, mas as atas da reunião refletiram preocupações em relação à obtenção de uma visão completa da situação econômica.
"Este é um estado temporário. E vamos cumprir nossas funções, coletando todos os dados que pudermos encontrar, avaliando-os e pensando cuidadosamente sobre eles", afirmou o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após a reunião de outubro. "O que fazer se você está dirigindo na neblina? Você diminui a velocidade. […] Há uma possibilidade de que seja prudente ser mais cauteloso ao agir."
Perspectivas para Ajustes nas Taxas de Juros
Entretanto, o presidente do Fed de Nova York, John Williams, afirmou na sexta-feira que acredita que o banco central provavelmente ainda possui "margem para um ajuste adicional no curto prazo", sugerindo a probabilidade de uma nova redução em breve.
Por outro lado, outros oficiais do Fed, como o governador Christopher Waller, ressaltaram que os formuladores de políticas ainda têm informações suficientes para tomar decisões fundamentadas, mesmo diante da escassez de dados resultante do fechamento do governo.
Fonte: www.cnbc.com


